As superbactérias em questões do vestibular

Por Paula Louredo Moraes

O ataque das superbactérias
O ataque das superbactérias
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O ENEM e as provas de vestibulares contextualizam fatos e acontecimentos que ocorreram durante o ano, por isso um dos assuntos que podem ser avaliados nas provas de biologia em 2011 são as superbactérias.

Entendendo o assunto

Os antibióticos são usados no tratamento e no combate às bactérias, mas algumas bactérias patogênicas já se tornaram resistentes a praticamente todos eles. Elas estão sendo chamadas de superbactérias. O uso indiscriminado de antibióticos provocou uma “seleção natural” dessas bactérias patogênicas; e para combatê-las é necessário o uso de antibióticos superpoderosos que podem afetar, por exemplo, ossos ou fígado da pessoa doente.

Pessoas que fazem uso de antibióticos sem prescrição médica, ou que interrompem o tratamento prescrito, tornam-se verdadeiros criadouros de superbactérias. Isso porque ao interromper o tratamento determinado pelo médico, a bactéria não será destruída e se tornará mais resistente.

Retrospectiva

Vamos relembrar o surto de superbactérias que ocorreu na Europa em junho de 2011: a bactéria Escherichia coli faz parte da flora intestinal de ruminantes e de seres humanos em uma relação harmônica de simbiose, no entanto uma nova cepa (variação da bactéria) foi descoberta, e esta superbactéria mutante da Escherichia coli causa complicações que podem levar à morte. Segundo especialistas, a superbactéria é muito mais infecciosa e tóxica do que a Escherichia coli que vive em nosso intestino.
Na Europa foram registradas aproximadamente 37 mortes causadas por essa nova cepa de Escherichia coli. Pesquisadores alemães concluíram que o surto originou-se em brotos incluindo feijão-mungo, feno-grego, lentilhas, feijão-adzuki e alfafa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vestibulares

Na prova de Biologia, há várias formas de avaliar o conhecimento dos alunos quando o tema é superbactéria. Alguns assuntos que podem ser abordados em questões são: estrutura e reprodução das bactérias; doenças causadas por bactérias; uso indiscriminado de antibióticos; e interrupção do tratamento com antibióticos.

O tema saneamento básico também pode ser abordado, já que algumas doenças são transmitidas por bactérias em razão da falta de saneamento básico.

Outro tema muito importante que poderá ser abordado é a evolução. Alguns estudiosos citam que as bactérias passaram pelo processo de seleção natural para se tornarem superbactérias. A seleção natural foi uma teoria defendida pelo evolucionista Charles Darwin e que é amplamente aceita atualmente.

O uso de antibióticos APC (antibióticos promotores do crescimento) na ração de aves, gados e porcos também poderá ser um tema visado, já que, com essa prática, os produtores têm um crescimento mais rápido de seus animais, mas também podem promover a resistência de bactérias (o que cria superbactérias). Essa prática já está proibida na Europa, mas no Brasil ainda é comum.

No início do surto, especialistas achavam que a bactéria estava presente em pepinos importados da Espanha. Por esse motivo estabeleceu-se que os pepinos orgânicos advindos da Espanha fossem retirados do mercado. Isso causou um baque na economia espanhola. Esse tema também poderá ser explorado pelas disciplinas de geografia ou história.