Para você: Quais as principais causas da violência doméstica? - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 05/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE
     Escondida e mortal, essa é a violência doméstica. Nos lares do Brasil e do mundo, a cada novo minuto temos uma nova agressão, um novo desrrespeito à vida, um novo caso de violência no lar.
     A questão da violência doméstica não é tema recente no Brasil. Constantemente associada à prática de medidas educativas rústicas e antiquadras, é fato que comprova a falta de solidez da estrutura familiar brasileira. Desde o "bater para educar" até a pressão psicológica, temos casos de violência dignos de "nojo". Observe-se que casos de violência contra crianças podem progredir para acontecimentos mais sérios, como foi o caso da jovem Isabelle Nardoni, morta pelo pai e a madrasta no início do ano de 2008.
     Ainda mais repugnante que a violência praticada contra a criança, tem-se a violência contra o idoso. Este é agredido pelas pessoas que criou ou até mesmo por pessoas que lhe prestam serviços, como o de enfermagem, que é muito necessária nessa etapa da vida.
    A realidade triste e doentia não é passivel de fácil correção, mas é possível mudar esta realidade com atos cidadãos. Mudar esta realidade pode depender de intervenções psicosocias por parte do Estado, mas tambem pode mudar por iniciativa nossa, povo brasileiro, através de denúncias, de indignação e concientização coletiva.

Comentários do corretor


Um erro comum dos candidatos é fugir ao tema proposto pela Banca Examinadora do Vestibular quando um assunto tem possibilidade de ser ramificado em outras vertentes.

O candidato deve estar atento para não cair neste tipo de "armadilha" e cumprir à risca o que se pede.

O tema em questão é a construção de muros em favelas para delimitar áreas ambientais nos morros cariocas, o que hora alguma foi abordado pelo candidato, que optou por falar de um assunto que nem ao menos é citado na coletânea: a violência doméstica.

Por esta razão, aqui e no Vestibular, a redação foi desclassificada por fuga ao tema. Lembramos que em uma situação real, o "zero" na redação desqualifica o candidato na seleção do vestibular.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 0
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0
NOTA FINAL: 0


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente