Debate dos presidenciáveis e a invasão de memes nas redes sociais

Em 04/09/2014 08h43 , atualizado em 04/09/2014 09h19 Por Érica Caetano

Internautas têm inspirado uma série de criação de memes nas redes sociais
Internautas têm inspirado uma série de criação de memes nas redes sociais
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Todos estão sabendo que estamos em meio a disputa eleitoral no país, não é verdade? E dentre os cargos disputados, está o de novo Presidente do Brasil. Até aí tudo transcorrendo como o habitual e da forma como acontece de quatro em quatro anos. Mas o que vem chamando a atenção nestas eleições, principalmente durante e após os debates dos candidatos presidenciáveis na TV, são os memes que surgem em meio as publicações das redes sociais de acordo com o desempenho dos concorrentes a Presidência.

Para quem não conhece o termo, meme é uma expressão grega que tem como significado imitação. Para a internet, refere-se a alguma coisa, seja ela uma foto, uma imagem, uma ideia, uma frase, uma música ou até mesmo um vídeo que alcance uma popularidade entre os usuários, se espalhando com rapidez entre as pessoas, se tornando o que chamamos de “viral”.

Meme da candidata Luciana Genro (PSOL) no 1º debate por não ter sido questionada por nenhum dos candidatos

Mas voltando a relação dos memes com os debates dos candidatos presidenciáveis, há quem não ache a mínima graça em nenhuma das montagens feitas e até tache de ridícula as ações, justificando que o assunto eleição é um tema sério e que precisa ser tratado como tal. Reforçam ainda que o momento dos debates na TV deveriam ser aproveitados para avaliar, analisar os candidatos e não fazer piadinhas.

Não deixo de concordar em partes com os rotulados de tachativos. Acredito sim que os debates veiculados nas emissoras de TV devem servir de subsídios para que nós como eleitores, possamos fazer uma avaliação de quem votar no dia 05 de outubro. Mas também preciso confessar, os posts feitos pelos internautas são muito criativos e duvido que há alguém que não ache graça de algum deles. 

A turma criativa anda sendo muito rápida e a cada fala, discurso e pergunta respondida pelos candidatos a Presidência da República Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV) e Levy Fidelix (PRTB), a chuva de postagens de memes nas redes sociais é quase que instantânea. A participação dos usuários nas redes sociais é tão intensa durante os debates, que em alguma delas como o Twitter, o assunto chega a ser o mais comentado durante o período em que o mesmo acontece. 

Foi assim nos dois debates já realizados. O primeiro na emissora de TV Band, ocorrido na noite do dia 26 de agosto, e no último realizado dia 1º de setembro, pelo SBT, Folha de São Paulo, UOL e rádio Jovem Pan. 

O candidato Levy Fidelix (PRTB) foi lembrado pela semelhança com o personagem “Senhor Spacely”, do desenho Jetsons

No primeiro debate, os memes foram dirigidos em grande parte para a candidata do PSOL, Luciana Genro, que reclamou não ter sido questionada por nenhum dos concorrentes na primeira etapa do debate. Nos memes, ela aparecia excluída dos demais candidatos e com semblante triste devido ao “escanteio” dos outros concorrentes. O candidato do PV, Eduardo Jorge, também teve destaque nas brincadeiras, devido aos gestos realizados durante os comentários feitos, o que inspirou muitos internautas.

Além deles, também tiveram menções na brincadeira Levy Fidelix, do PRTB, e Marina Silva, que assumiu a candidatura na chapa do PSB após a morte do então candidato Eduardo Campos. Estes apareceram comparados a vários personagens de desenhos animados, devido a aparência e voz dos mesmos. 

No último debate, que teve a veiculação televisiva realizada pelo SBT, a maioria dos memes girou em torno da temática da programação da emissora de Silvio Santos. Foram feitas muitas menções aos personagens da Turma do Chaves, programa exibido pelo canal há vários anos, além de outros programas próprios interligados à marcas do SBT, como Programa Tentação, do Baú da Felicidade e a marca de cosméticos de Sílvio, a Jequiti. E mais uma vez, o candidato Eduardo Jorge foi um dos preferidos dos internautas na criação dos memes, devido as suas frases inusitadas.

O candidato Eduardo Jorge (PV) é um dos preferidos dos criadores de memes na internet

Como ainda temos outros debates pela frente até o dia das eleições e com a criatividade dessa turma conectada full time, podemos esperar outras boas risadas a cada montagem criada e divulgada. Isso sem contar se ainda tivermos 2º turno. Mas como já foi dito acima, a oportunidade dos debates deve ser aproveitada além da veia cômica da internet, para avaliar propostas e a preparação do candidato que assumirá o cargo de maior importância do país.