Dúvidas sobre o resultado do Enem

Respostas para as dúvidas mais frequentes sobre a edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio.
Em 23/12/2011 17h16 , atualizado em 05/02/2015 16h45 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

ATENÇÃO: esse texto é de 2011, mas também vale para as demais edições do Enem

Olá pessoal!  O Ministério da Educação (MEC) pegou todos de surpresa na quarta-feira, dia 21, divulgando o resultado do Enem 2011. Desde então temos recebido muitas perguntas sobre o que representa as notas, se é possível passar em determinado curso com suas notas, quanto é necessário para se inscrever no ProUni ou para obter certificado de conclusão do ensino médio, entre outras. Tornou-se uma tarefa impossível responder a todos de imediato, por isso resolvi elaborar este artigo respondendo as dúvidas mais frequentes. Vamos lá!

1) Como calcular a nota do Enem?

Essa pergunta é disparada a mais enviada para nós. Infelizmente, tenho que responder que não é possível para os estudantes calcular a nota do Enem. Isso se deve pelo fato do MEC utilizar a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para determinar a pontuação dos participantes (saiba mais sobre a TRI). Resumindo, no Enem a pontuação de cada questão não é pré-determinada como acontece nos vestibulares, ela é estabelecida de acordo com o número de acertos, poder de discriminação e a possibilidade de acerto no caso de chute. Por isso que candidatos que acertaram o mesmo número de questões podem ter pontuações diferentes.

2) Então como saber se fui bem ou não?

A melhor maneira de saber se sua nota é boa ou não é compará-la com as maiores e menores notas de cada grupo de prova. Muita gente pensa que no Enem a nota mínima é 0 e a máxima é 1.000, o que é verdade apenas para a prova de Redação. Nas demais as notas máximas e mínimas variam a cada edição, por isso é tão difícil também comparar a pontuação deste ano com a dos anos anteriores. Na prova de Ciências da Natureza, por exemplo, a maior nota é 867,2, isso significa que quem acertou todas as 45 questões dessa prova tirou no máximo essa pontuação e não 1.000. Veja as notas máximas e mínimas do Enem 2011.

Provas Menor Nota Maior Nota
Ciências Humanas 252,6 793,1
Ciências da Natureza 265 867,2
Linguagens e Códigos 301,2 795,5
Matemática 321,6 953
Redação 0 1000

3) Como calcular minha média?

Para saber sua média basta somar as notas de todas as provas e dividir por cinco. Essa média serve para o ProUni e SiSU. No caso dos vestibulares, a média depende do peso que cada universidade dá para cada prova.

4) Por que tirei zero na redação?

A redação do Enem pode ser zerada por alguns motivos: fugir do tema; não redigir uma dissertação-argumentativa; colocar qualquer assinatura; escrever menos de sete linhas; copiar trechos das questões ou da coletânea; entregar a prova após o último sinal.

5) Como saber se fui aprovado no Enem?

O Enem não é um processo seletivo, portanto não tem lista de aprovados. O exame serve para avaliar o conhecimento dos estudantes que terminaram o ensino médio. O estudante que fez o Enem pode entrar em alguma faculdade utilizando suas notas, mas para isso deve se inscrever no vestibular ou no SiSU.

6) Como saber se consigo entrar na faculdade com minha nota?

Essa é outra pergunta praticamente impossível de responder neste momento. Depende do peso que a universidade dá para cada prova, da concorrência, do sistema de cotas, entre vários outros fatores. Mesmo sabendo para que curso concorrer e em qual universidade, fica difícil saber sobre a possibilidade de ingresso porque o MEC não divulga quanto foi necessário para passar em cada curso no ano passado.  Somente quando as inscrições para o SiSU forem abertas, no dia 07 de janeiro, será possível ter uma noção mais clara sobre isso.

7) Qual nota preciso ter tirado para poder se inscrever no ProUni?

Geralmente, o ProUni exige 400 pontos na média das cinco provas do Enem, sem que a redação tenha sido zerada. No entanto, o MEC ainda não divulgou as regras para 2012.

8) E para obter certificado de conclusão do ensino médio, qual a nota mínima?

Estudantes maiores de 18 anos que solicitaram o certificado de conclusão do ensino médio no ato de inscrição do Enem precisam ter tirado, no mínimo, 450 pontos em cada umas das quatro provas objetivas e 500 na redação.  Se for esse o caso, deve solicitar o certificado nas secretarias estuduais de educação ou nos institutos federais credenciados. Saiba mais!

Se sua dúvida não foi respondida, comente no final da página que te responderemos em breve.