Espermatozóide feminino? Eu, hein?!

Em 02/02/2008 09h54 , atualizado em 02/02/2008 10h22 Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em abril de 2007, cientistas afirmaram ter extraído células sexuais masculinas de células-tronco da medula óssea de um homem. A pesquisa, naquela época, abriu o caminho para que os cientistas tentassem criar espermatozóides a partir de células-tronco de mulheres.

A intenção inicial não era fertilizar um óvulo, mas sim testar a funcionalidade do espermatozóide criado em laboratório, fosse ele masculino ou feminino. O principal autor do projeto, Karim Nayernia, da Universidade de Newcastle, afirmou ter movido um processo para tentar obter licenças éticas para continuar suas experiências.

Era preciso avaliar se o tal espermatozóide continha material genético suficiente para fertilizar um óvulo e se, de fato seria possível criar este tipo de célula sexual a partir de uma célula-tronco feminina. Pelo jeito foi possível, sim.

Em janeiro deste ano, o mesmo cientista anunciou ter conseguido realizar o tal feito. A partir daí, começam as dúvidas: estaria o mundo sujeito a uma nova transformação evolutiva, de forma a exterminar os seres de sexo masculino? Pensem bem: criando um espermatozóide feminino e fecundando-o com um óvulo, também feminino, o bebê seria necessariamente uma menininha, pois apenas os espermatozóides masculinos carregam consigo os cromossomos Y, responsáveis pelo nascimento de meninos.

Seria o fim? Ou o começo? A descoberta interessou a casais homossexuais, principalmente lésbicas. Se a tal fecundação saísse “tudo nos conformes”, então seria possível que este casal tivesse filhas apenas com o material genético das “mães”. Para os gays, a coisa ainda vai demorar um pouco, porque ainda não foram feitos testes para tentar produzir um óvulo masculino. Mas creio que isto não está longe de acontecer.

E vocês? Também acham essa história muito esquisita? O que será que vai acontecer? Dêem os seus palpites!!

Saiba um pouco mais sobre espermatozóides (os masculinos) =]