Estudos e atividade física: melhor desempenho e mais saúde

Relaxante, a prática de exercícios tem o poder de diminuir o estresse, além de garantir um ânimo a mais para enfrentar a maratona.
Em 28/08/2015 15h26 , atualizado em 28/08/2015 16h07 Por Carolina Araújo Simiema

Dança é uma ótima pedida para aliviar a tensão do vestibular
Dança é uma ótima pedida para aliviar a tensão do vestibular
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Que a atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde do corpo todo mundo já sabe.  Mais que isso; praticar exercícios físicos é bom também para a saúde mental. “Mens sana in corpore sano” é a citação em latim que traduz o objetivo principal da prática frequente do “movimentar-se”: conquistar mente e corpo sãos.

E assim as atividades físicas interferem diretamente no desempenho escolar/acadêmico e uma série de diferenciais é notada no aprendizado daqueles que dividem o tempo entre os livros e os exercícios físicos.

Concentração e memória

Estudos comprovam que realizar alguma atividade física durante a semana melhora a capacidade de concentração, memória e reflexos. Isso poque a prática de exercícios tem o poder de desenvolver células cerebrais, criando novas conexões interneurais e mantendo a mente sempre ativa. Situação ideal para quem lida com muitas leituras diárias de diferentes conteúdos e precisa fixá-los na memória.

De acordo com especialistas, a cada uma hora de estudo é importante que o estudante faça uma pausa de pelo menos 15 minutos. E após uma rotina inteira de estudos durante o dia ou antes de iniciá-la o ideal é inserir a atividade física. 

Relaxante, a prática de exercícios tem o poder de diminuir o estresse causado pela pressão dos estudos e do dia a dia, além de garantir um ânimo a mais para enfrentar a maratona. Afinal, exercícios leves a moderados fazem com que o corpo libere beta-endorfina, uma substância que proporciona bem-estar e prazer.

A melhor opção

Todo mundo tem um esporte ou atividade física que se identifica. Escolha a melhor opção para sua rotina. Os benefícios não tardam a aparecer. Por exemplo, para melhorar o desempenho nos estudos, veja algumas dicas:

Organize seu dia. Mesmo com a rotina intensa, separe pelo menos uma hora durante o dia para praticar alguma atividade. Ela deve se repetir de duas a três vezes na semana.
Escolha algo que goste. A atividade física não pode ser vista como obrigação. Assim, não corre o risco de sempre começar algo e parar.
→ Nas épocas em que a maratona de estudos intensifica, opte por exercícios leves. Os aeróbios, como uma corrida ou caminhada no parque são excelentes.
Esportes coletivos, aulas de dança são uma ótima pedida para aliviar a tensão, fazer novas amizades e compartilhar experiências.

Trabalhando o corpo, trabalha-se o cérebro. Com a saúde em dia, todas as outras atividades são desenvolvidas de forma muito mais positiva. Agora você já sabe o quanto se exercitar faz bem para a cabeça. Por isso, encaixe mais essa “disciplina” em sua vida. Vale a pena!