Redação no vestibular: a importância da leitura para escrever bem

Em 08/04/2015 13h18 , atualizado em 08/04/2015 13h29 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A maioria dos vestibulares do Brasil costuma cobrar a produção de uma redação. Há instituições que pedem textos dissertativos, outras cobram a confecção de narrativas ou cartas. Para os estudantes que têm facilidade na arte da escrita, essa prova é considerada tranquila e até prazerosa; entretanto, há aqueles que ficam travados só de pensar em desenvolver algum texto. 

Deixando os gostos pessoais à parte, o importante, enquanto vestibulando, é pensar que você deve saber se defender na comunicação escrita independentemente da área que quer seguir. Afinal, em todas as profissões, mais em umas e menos em outras, escrever é necessário. E mais: para passar em alguns vestibulares não é só necessário produzir uma redação, mas também redigir respostas quando são exigidas questões discursivas.

E como escrever melhor? Ler, ler e ler. Ler de tudo, desde livros e jornais, até sites do seu interesse, passando por publicidades e avisos que você vê na rua e, por que não, rótulos de alimentos e até bulas de remédios. Quando você lê, assimila melhor a língua portuguesa, ganha argumentos, tem vontade de se expressar. Escrever é prática, é exercício.

Em época de redes sociais, em que a quantidade e rapidez das publicações ficam em primeiro plano, muitas vezes escapam erros de português por falta de atenção e, também, por falta de leitura. Sim, os brasileiros estão lendo menos. Conforme pesquisa da Federação do Comércio do Rio de Janeiro, feita em 70 cidades de nove regiões metropolitanas e divulgada no início deste mês, 70% dos brasileiros não leram livros em 2014.

Lembrando que com você, vestibulando, isso não pode acontecer, já que grande parte das universidades exige a leitura de obras literárias nos processos seletivos. 

Veja os livros exigidos nos vestibulares de meio de ano 

Confira as obras literárias solicitadas nos vestibulares de 2016

Voltando à questão do vestibular e mais especificamente ao maior exame educacional do País, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), números da última edição indicam que, dos mais de 8 milhões de inscritos, apenas 250 obtiveram nota máxima na redação e, pior ainda, mais de meio milhão zerou o texto. Esses dados refletem, segundo o próprio ex-ministro da educação, Cid Gomes, a falta de leitura dos estudantes.

A questão é preocupante e merece a devida atenção da sociedade. Deve-se estimular mais a leitura e, consequentemente, a escrita. Ficam aqui algumas sugestões para ler mais e melhor:

-Comece lendo temas de que gosta, como por exemplo, futebol, moda, história, etc;
-Determine-se a aumentar a quantidade de leituras por dia. Hoje é uma página, amanhã serão duas e por aí vai;
-Aprofunde-se nos assuntos do seu interesse. A leitura, acima de tudo, tem que ser prazerosa;
-Dicas para escrever? Comece escrevendo sobre algum assunto do seu interesse. Finja que está falando com alguém por escrito. Simule um diálogo. Invente histórias. Em seguida, defenda seu ponto de vista como se estivesse argumentando com algum amigo ou familiar. Quando você menos imaginar, já estará pronto para tirar nota dez na redação do seu vestibular ou do Enem.

E você, tem alguma dica para ler e/ou escrever mais e melhor?

Aproveite e deixe nos comentários. Eles serão super bem-vindos!