Redação da UFMG: Questões ambientais no mundo contemporâneo

Em 08/01/2008 10h23 , atualizado em 08/01/2008 10h27 Por Camila Mitye

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Olá!
Continuando com os temas de redação dos primeiros Vestibulares do ano, chegou a hora da UFMG. A prova foi realizada ontem e o tema, na minha opinião, não surpreendeu. O caderno trazia apenas duas ilustrações do cartunista Zélio, ambas sobre a poluição.

O enunciado pedia ao candidato que fizesse um "contraste" entre as personagens das duas charges, "relacionando-as às questões ambientais no mundo contemporâneo". Parece fácil, né? Mas esse tipo de questão exige do aluno muito mais esforço e conhecimento, já que o próprio caderno de redação não traz aquela dezena de textos (que algumas bancas adoram colocar). Esse tema exige, em primeiro lugar, que o aluno interprete as imagens e depois relacione as idéias das duas com a bagagem que tem sobre o assunto. O tema exige reflexões acerca do que o homem tem feito pelo meio ambiente e o que ele gostaria de fazer, em contraste também com tudo o que fez para causar o estrago atual. Ufa!

Mais uma vez, uma redação com esse tema é praticamente impossível de se fazer sem leitura, conhecimentos adquiridos por meio de informação. Então, (essa tecla vai ser batida váárias vezes aqui no blog) comece desde já a ler revistas, jornais, sites de notícias, assistir reportagens e especiais, tudo o que puder sobre os principais temas da atualidade. E não pense que se for tema uma vez acabou, a questão ambiental ainda vai ser explorada por um bom tempo.

Dê uma olhada na prova de redação da UFMG aplicada ontem, leia o enunciado e observe as charges do Zélio clicando aqui. Super dica: Faça essa redação como teste e, se possível, peça para alguém corrigir pra você. Se tomar essa ação como hábito a redação não será um bicho de 7 cabeças na hora do vestibular.

Saiba mais:
Aquecimento Global
Poluição atmosférica