Temas abordados na prova do Enem

Em 01/09/2008 10h31 , atualizado em 01/09/2008 10h35 Por Simone Bastos Alves

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O item mais preocupante aos alunos que fazem o Enem é o tema da redação. Esse ano não foi diferente. Ao abrir a prova o candidato já se deparou com o texto de Thomas Lovegoy e Gumercindo Rodrigues “A máquina chuva da Amazônia” extraído da folha de São Paulo do dia 25 de julho de 2007.

Ao relacionar Química, Geografia, História, Biologia o texto explana as problemáticas da Amazônia em âmbito nacional e até internacional, pois seu desmatamento pode interferir na meteorologia de países da America do Sul, como o Peru e a Argentina.

A prova ainda trazia três opções de foco da redação dissertativa do tema proposto, onde o candidato deveria, munido de seus conhecimentos, abordar as possibilidades e limitações da vertente escolhida.

Prova

Ao longo da prova, algumas questões eram relacionadas com as problemáticas da Amazônia, o que trouxe maiores informações para o candidato se basear para elaborar a redação. Outros temas também foram abordados, como a Lei Seca, cultura indígena, fuso horários, poluição na China e ainda questões de raciocínio lógico e interpretação de texto.

Para os leitores do site que sempre estão atentos as nossas publicações e postagens, viram que alguns dos temas já foram abordados no Blog da Redação e no Vestiblogando.