Bolsa Universidade Escola da Família

Projeto tem como contrapartida o trabalho de bolsistas em escolas estaduais de São Paulo
Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: shutterstock/Secretaria de Educação de SP/Escola d
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Programa Universidade Escola da Família é uma ação do Governo de São Paulo que promove atividades de esporte, cultura, saúde, educação e capacitação para a comunidade paulista aos finais de semana, gratuitamente. Uma de suas ações é a Bolsa Universidade, benefício concedido aos estudantes de graduação que atuam como educadores universitários no projeto Escola da Família.

Tópicos deste artigo

Bolsas 

Em sua existência, mais de 150 mil bolsas foram concedidas pelo Bolsa Universidade Escola da Família. O programa custeia 50% do valor da mensalidade, no máximo de R$ 500 por bolsista. A contrapartida para o benefício é que o estudante contribua com a comunidade de baixa renda ao desenvolver atividades nas escolas estaduais participantes do projeto. 

A quantidade de bolsas concedidas não é fixa e a manutenção do benefício depende de questões orçamentárias do Governo Estadual e da obediência das instituições de ensino aos critérios estabelecidos em edital. Em 2018, por exemplo, mais de 10 mil bolsas foram oferecidas, número que foi reduzido para 5.360 em 2019.

Quem pode participar? 

Os requisitos para se candidatar para as bolsas do Escola da Família são:

- Ser estudante de graduação em instituição privada de ensino superior
- Não ter bolsa de estudos ou financiamento estudantil
- Ter disponibilidade de oito horas aos sábados ou aos domingos
- Não ter nível superior completo
- Não ter sido beneficiado pelo Bolsa Universidade

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As bolsas do Escola da Família são concedidas somente aos estudantes de instituições de ensino superior que estejam vinculadas ao programa. 

O bolsista deve cumprir as 8 horas em um só dia (sábado ou domingo). Caso a universidade tenha aulas aos sábados, as atividades do beneficiado no projeto Escola da Família serão obrigatoriamente realizadas no domingo. 

Inscrição e seleção 

As inscrições são feitas no site do programa, em calendário divulgado anualmente, de forma gratuita. A seleção dos bolsistas é feita com base nas informações de renda e escolaridade apresentadas durante o período de inscrição, sendo priorizados os candidatos com maior dificuldade de pagar as mensalidades dos cursos superiores. 

Escola da Família

O projeto Escola da Família foi instituído pelo Decreto 48.781 de 7 de julho de 2004, sendo de responsabilidade da Fundação Para o Desenvolvimento da Educação (FDE) da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 

As atividades do projeto Escola da Família são desenvolvidas pelos bolsistas universitários, por professores da rede estadual e por voluntários em escolas estaduais localizadas em diversos municípios de São Paulo. As instituições participantes ficam abertas aos sábados e domingos, das 9h às 17h, com ações educacionais, capacitação para o trabalho, acesso à saúde, cultura e esporte, promovendo a cidadania e a inserção social de alunos e comunidade local. 

Bolsa Universidade Escola da Família

    • Endereço: escolas estaduais de São Paulo
    • Site: escoladafamilia.fde.sp.gov.br 
    • E-mail: escoladafamilia@fde.sp.gov.br