Cursinho Pré-vestibular do DACA

Projeto prepara estudantes de baixa renda de Araçatuba para o vestibular da Unesp.
Por Gabriele Pires Alves

logo cursinho daca
Semi-extensivo oferta 140 vagas para alunos carentes de Araçatuba e região
Crédito da Imagem: Divulgação Cursinho DACA Unesp
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Cursinho DACA UNESP - Araçatuba é um programa do Projeto de Extensão Universitária (PROEX) que existe desde 2005 e conta com o apoio do Diretório Acadêmico Carlos Aldrovandi (DACA). Sob a coordenação docente da Profª. Ana Maria Pires Soubhia, o cursinho da Faculdade de Odontologia (FAO) oferece 140 vagas.

O pré-vestibular visa dar oportunidade à população carente de Araçatuba, Birigui, Guararapes e Auriflama, com o ensino médio completo ou a completar, de frequentar um cursinho com o intuito de ingressar em Instituições de Ensino Superior. Os professores do semiextensivo são alunos voluntários da graduação ou pós-graduação em Odontologia e Medicina Veterinária da UNESP.

Quando começou, o cursinho era totalmente gratuito, pois o próprio diretório confeccionava o material didático. Com o tempo, as apostilas tiveram de ser terceirizadas e hoje, os alunos pagam somente o valor do material.

Tópicos deste artigo

Inscrições

Só podem se inscrever no pré-vestibular os candidatos que estudaram a vida toda em escola pública, ou que tenham cursado mais de dois anos do ensino médio em escola pública ou, ainda, que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública. Candidatos que estejam em anos precedentes ao terceiro ano do ensino médio não podem participar do programa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A prova de seleção para o semiextensivo é realizada em meados de fevereiro em uma única fase e elaborada, aplicada e corrigida pelos próprios professores do Cursinho Pré-vestibular do DACA, tendo em vista avaliar os conhecimentos e as habilidades do candidato, bem como a sua capacidade de raciocínio, de compreensão e de análise. O exame de conhecimentos gerais contém 42 questões de múltipla escolha, sendo que cada uma possui uma única alternativa correta e mesmo valor.

Aulas

O cursinho é anual, e vai normalmente de março a novembro. As aulas ministradas são de gramática, literatura, inglês, redação, matemática, física, química, biologia, história e geografia. O horário de funcionamento é das 19h às 22h15.

Endereço: Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Rua José Bonifácio, 1.193 - Araçatuba/SP
E-mail: coordenadoriadaca@gmail.com.
Site: www.foa.unesp.br
Instagram
Facebook