Cadastre-se

Cursinho Pré-Vestibular da UEPB

Por Gabriele Pires Alves
 


O programa de extensão da instituição beneficia 1.100 alunos anualmente

O projeto de democratização do acesso à universidade, o Pré-Vestibular UEPB, foi elaborado e cadastrado pela Pré-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual da Paraíba em 2005, ano da sua implantação. A ideia surgiu após o trabalho do coordenador do curso, Claudionor Farias, em uma escola da rede pública de ensino na qual o mentor do projeto percebeu uma necessidade dupla: melhorar o aprendizado dos candidatos pretendentes ao vestibular e oferecer campo de estágio aos graduandos dos cursos de Licenciatura.

Após a aprovação do projeto pela UEPB, os alunos de Licenciatura da universidade receberam orientação sobre a importância do programa como extensão e prática pedagógica. O curso é mantido com o apoio das Pró-Reitorias de Extensão, Administração e Recursos Financeiros. Sendo assim, toda e qualquer ajuda fornecida ao extensivo é oriunda da própria instituição, incluindo o material de expediente, material permanente e pagamento da bolsa de extensão para os monitores dos cursos de Licenciatura.

O laboratório pedagógico atende aos alunos carentes que concluíram o Ensino Médio nas escolas públicas da região polarizada, situadas no município de Campina Grande, na Paraíba. Para conseguir uma das vagas do Pré-Vestibular da UEPB não é preciso passar por processo de seleção, uma vez que a coordenação do curso determina o período de inscrição no início do ano e o preenchimento das carteiras é feito à medida que os interessados se cadastram para participar das aulas, mediante a apresentação das cópias dos documentos de RG, CPF, certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração escolar.

As matrículas ocorrem no prédio do Ceduc II, no qual funciona o curso de graduação em Letras, localizado na Avenida Floriano Peixoto, 1.461, Bairro Jardim Tavares, Campina Grande-PB. O local é o mesmo onde são ministradas as aulas do Pré-Vestibular UEPB de março a dezembro, antecedendo às provas do vestibular. O projeto funciona em dois horários: à tarde, de segunda à sexta-feira - das 14h às 17h e aos sábados, no turno da manhã - das 8h às 12h. Ao todo, são oferecidas 1.100 vagas, totalmente gratuitas.

O material didático é elaborado pelos professores e disponibilizado aos estudantes por meio de cópias, visando ao acompanhamento das atividades pedagógicas. Para o ano letivo de 2010 foram selecionados 76 alunos dos Cursos de Licenciatura para trabalhar como professores no projeto. Alguns bolsistas da área de Humanas, referentes ao programa, também realizam aulas nas regiões do município para enriquecer os conhecimentos práticos dos alunos.

Os resultados tem sido positivos. Desde o ano de 2005 o extensivo vem aprovando nos exames das duas instituições públicas da cidade, a própria UEPB e a UFCG (Universidade Federal de Campina Grande). Em média, 58% dos estudantes do pré-vestibular obtém a vaga na rede pública de ensino superior. O curso é voltado para o vestibular da UEPB e, como a instituição planeja se aderir ao novo Enem a partir do Processo Seletivo de 2011, o extensivo se readequará no intuito de preparar os alunos para o mesmo.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (83) 8855-7160 ou (83) 8886-6588.









Receber respostas por email


  • segunda-feira | 20/05/2013 | angelica barbosa

    gostaria muito de obter uma vaga mas não sei se ainda dar tempo,fis uma pesquisa de preços dos cursinhos particulares e não posso dispor da quantia pedida por eles, tem condição de conseguir uma vaga ainda?

  • segunda-feira | 20/05/2013 | Dayse Luan
    0 0

    Olá Angelica, entre em contato com o cursinho para obter essa informação.

  • sexta-feira | 03/05/2013 | Devaneide Gabr...

    eu gostaria muito de obter essa vaga pra mim vai ser muito gratificante e por em pratica meus conhecimento.

  • quinta-feira | 21/03/2013 | Carol

    O número disponibilizado para contato, não recebe ligações. Mais, eu gostaria muito de saber se ainda há vagas... ?

Brasil Escola nas Redes Sociais