Grupo de Estudos Paidéia

Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Este cursinho surgiu em 2002, sob o nome de Curso Pré-Vestibular Utopia, desenvolvido no Hospital Universitário (HU), localizado no Campus Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Na época, o projeto apenas usava o espaço físico da faculdade para as atividades socioeducativas, embora não fosse ainda um projeto de extensão vinculado.

A partir de 2006, a FURG acrescentou formalmente o curso nos projetos de extensão da universidade, e o nome mudou para Grupo de Estudos Paidéia. Desde então, o cursinho vem mantendo uma média de aprovação de mais de 20 alunos por vestibular da instituição.

As aulas do Paidéia são realizadas de segunda à sexta-feira no período noturno, e aos sábados, à tarde. O projeto é de cunho comunitário e destina-se ao ingresso de alunos de baixa renda aos cursos de graduação de nível superior da FURG e demais universidades.

Quem ministra as aulas são os próprios alunos e ex-discentes da FURG, que de forma voluntária, utilizam o projeto para adquirirem experiência antes de entrarem no mercado de trabalho. A diretoria do Paidéia conta ainda com três coordenadores e uma coordenação pedagógica encarregada em tratar de questões didáticas e em promover a motivação junto a alunos e professores.

Seleção

As inscrições para o Grupo de Estudos Paidéia abrem todo ano, em abril geralmente, e cerca de 60 estudantes são selecionados. Os métodos para a escolha dos mesmos são entrevista e análise socioeconômica. Não há necessidade da realização de uma prova ou pagamento de taxa.

Mais informações sobre este cursinho comunitário podem ser obtidas através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), pelo e-mail: proexc@furg.br ou pelo telefone: (53) 3233-6931 ou ainda pela página do cursinho no Facebook.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)