Cadastre-se

PRÉ-UFMG

Por Gabriele Pires Alves
 


O baixo preço das mensalidades atraiu os estudantes para a instituição

Um grupo de universitários integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), oriundos do ensino público, fundou em 1996 a Associação PRÉ-UFMG. Os estudantes conheciam de perto as dificuldades do acesso à universidade pública e lançaram o preparatório, a fim de proporcionar formação específica para o processo seletivo da Universidade Federal de Minas.

O baixo preço das mensalidades atraiu os estudantes para a instituição, instalada inicialmente no Edifício Dantes, no Centro de Belo Horizonte. O PRÉ-UFMG descentralizou-se anos mais tarde para oferecer maior conforto e estrutura aos seus alunos. As unidades Venda Nova, Viashopping e Rua São Paulo abrigam hoje, as aulas do cursinho.

O PRÉ-UFMG conta com um aparato físico que envolve salas para as seguintes finalidades: aula, monitoria, vídeo-aula, aulas de artes, apoio psicológico, cantina, C.E.I. - Centro de Estudos Integrados, biblioteca, sala de estudos e espaço de convivência para os alunos.

A solidificação do preparatório aconteceu graças à qualidade de ensino. O conhecimento profundo da UFMG e de seu vestibular, conjugado a um projeto pedagógico ousado e inovador, tecnologia aplicada ao ensino e muita disposição, garantiram a aprovação de mais de 9 mil alunos na Federal de Minas desde a criação do PRÉ-UFMG, além de milhares de convocações nas demais universidades e faculdades do estado.

O propósito do PRÉ-UFMG não é somente garantir índices expressivos de aprovação, ele tem por objetivo ser um polo irradiador de cultura e cidadania aos jovens. Para isso, conta com alguns projetos que beneficiam a comunidade local. São eles:

Projeto Universidade à Vista

Destinado a portadores de deficiência visual, conta com recursos de áudio e equipe de professores treinados, com o objetivo de prepará-los para as provas de vestibular.

Projeto Vale do Jequitinhonha

Atende aos alunos naturais da região, uma das mais pobres de Minas. Oferece condições de estudo, moradia e alimentação com o objetivo de que os beneficiados retornem à sua terra natal após a conclusão dos estudos, capacitados para intervir nos processos de mudança da realidade social da região.

Cursos comunitários

São parcerias formadas com associações comunitárias, igrejas, escolas e demais instituições de interesse educacional para a prática e acompanhamento de cursos pré-vestibulares em regiões carentes.

Gestão de Centro Comunitário

Atende cerca de 200 crianças, adolescentes e jovens com atividades de formação social, culturais e educacionais na região leste, em um dos maiores aglomerados de favelas de Belo Horizonte. Oferece aulas de balé, teatro, figurino, dança, flauta, percussão, grafite, axé, reforço escolar, oficinas de manicure e pedicure, arte em unhas, bordado, computação e português instrumental.

Reforço Escolar

Atendimento às crianças do 1º ciclo da vida escolar. Além do auxílio escolar, atuam fortemente nas questões ambientais e de saúde pública.

Para saber mais sobre o PRÉ-UFMG você pode entrar em contato pelo telefone (31) 3212-6807 ou acessar esta página.









Receber respostas por email


  • terça-feira | 09/06/2015 | mario

    enem 2015 tenho interesse no preparatorio

  • terça-feira | 21/04/2015 | Edilson

    Tenho 33 anos de idade e formei a um bom tempo e decide voultar a estudar o que vocês me recomendão a fazer???

  • sexta-feira | 24/04/2015 | Lorraine Vilela Campos
    0 0

    Olá! Conheça um pouco mais sobre diversas profissões e áreas de estudo em nosso Guia de Profissões: http://vestibular.brasilescola.com/guia-de-profissoes/

  • quinta-feira | 15/01/2015 | wenderson Oliv...

    Gente que o concelho de quem sabe não sei de nada que tengo que fazer nao sei pra que serve nem o sisu sei apenas do enem queria saber tbm se na UFMG tem preparatório pro enem e tudo que eu preciso fazer ser nao for bem no enem

Brasil Escola nas Redes Sociais