Pró-Universidade

Por Dayse Luan

Cursinho exclusivo para alunos da zona Leste de São Paulo
Cursinho exclusivo para alunos da zona Leste de São Paulo
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O cursinho deixou de ser oferecido em 2012, por falta de parceria com a ONG financiadora.

O pré-vestibular gratuito Pró-Universidade é uma iniciativa da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Fundação Tide Setubal (financiadora), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Tecnológico de São Paulo e as Secretarias Estadual e Municipal de Educação.

Seu objetivo é contribuir para a entrada de jovens da zona leste da cidade de São Paulo no ensino superior, complementando o conteúdo curricular do ensino médio e preparando os estudantes para as seleções das universidades.

Para se inscrever é preciso ser concluinte ou já ter concluído o Ensino Médio em escolas públicas ou através da Educação de Jovens e Adultos (EJA), também em instituição pública, e morar na região. É necessário apresentar a cópia e o original do RG, comprovante de endereço e histórico escolar.

O Pró-Universidade é coordenado pela EACH da USP Leste e responde a uma demanda antiga da comunidade por um curso gratuito na região. No ano passado, cerca de 900 jovens da zona leste participaram do projeto-piloto. Em 2011, são oferecidas 1.200 vagas, se o número de candidatos for maior será feita uma seleção através do desempenho escolar e o ano de conclusão dos interessados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As aulas são ministradas por alunos de graduação da USP, sob a supervisão de estudantes do mestrado e a coordenação de professores da universidade. Elas são ofertadas nos seguintes endereços:

- Escola Estadual Engenheiro Hugo Takahashi
Rua Julião Pereira Machado, 60, Parque Sônia – São Miguel Paulista
- Escola Estadual Professor Valace Marques
Rua Gentil Braga, 701, Vila Buenos Aires – Ermelino Matarazzo
- Escola Municipal Armando Cridey Righetti
Rua Cordão de São Francisco, 977 - Itaim Paulista
- Escola Estadual Almirante Custódio
Rua Alicante, 483, Vila Granada – Penha

São 300 alunos em cada escola, sendo 30 por sala. As aulas acontecem nas terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h30. O material didático é entregue gratuitamente no início das atividades. Há ainda exercícios extras postados nas redes sociais, além de informações sobre carreira, vestibular, processos seletivos e outros caminhos para concretizar a entrada no ensino superior.

Outras informações através do site ou do telefone: (11) 2943-3530.