Cadastre-se

O melhor tipo de redação

Por Marla Rodrigues
 


Suma com o

Na hora da redação do vestibular, pinta uma dúvida: que tipo de texto escolher para poder se sair melhor? Essa resposta só mesmo o candidato pode dar ao verificar a proposta do tema da redação, mas o que vai mostrar ao vestibulando com qual estilo textual ele se sai melhor é a prática. Para compreender melhor os diferentes tipos de textos cobrados em provas de redação de vestibular, selecionamos os quatro mais comuns e destrinchamos suas principais características.

Dissertação

É o mais comum dentre os estilos de redação. Baseia-se na exposição de uma idéia e sua defesa por meio de bons argumentos. É muito importante que o candidato consiga fundamentar sua opinião, contrapondo idéias opostas sobre um mesmo assunto. O texto deve seguir a norma culta e as idéias precisam ser desenvolvidas de forma clara, objetiva e o mais impessoal possível.

Narração

É preciso apresentar uma história, um desencadeamento de fatos que envolvam personagens. Assim como toda história, esta deve conter introdução, desenvolvimento com o clímax da narração e fim, com o desfecho da situação. Esta ordem pode ser alterada, desde que o texto continue coerente e atrativo. É possível posicionar-se sobre um assunto por meio de uma personagem ou ainda utilizar o narrador onisciente (aquele que tudo sabe e tudo vê). O uso da norma culta é indispensável e o texto pode apresentar um desenvolvimento mais subjetivo.

Carta

Pode ser escrita de forma mais despojada, se enviada, por exemplo, para um amigo, ou formal, se endereçada a uma autoridade. A estrutura principal é a mesma em ambos os casos: local e data no início da folha, uma saudação (senhor, excelentíssimo, querida...), o texto propriamente dito e uma despedida com assinatura. É importante verificar como o vestibular permite a assinatura – normalmente com um nome fictício que deve ser usado por todos os candidatos – ou se o texto deve terminar na despedida, sem assinatura.

O tipo mais comum de carta é a argumentativa, onde deve ser explicitada a razão de seu pedido ou reclamação. Apesar de parecer com a modalidade de dissertação, uma diferença as separa fortemente: na dissertação, o leitor pode ser qualquer um, enquanto que a carta dirige-se a uma pessoa em especial e, por isso, é preciso adequar a linguagem.

Estilo jornalístico

Dentro deste estilo existem alguns diferentes tipos; os principais, porém, são as reportagens (ou notícias), os editoriais e os artigos. A reportagem, por exemplo, deve apresentar um texto mais objetivo e impessoal, em contrapartida ao editorial e ao artigo que propõem a apresentação e defesa de uma opinião: do autor – se artigo – ou do jornal – se editorial.









Receber respostas por email


  • sexta-feira | 18/04/2014 | Marcos

    Boa tarde, gostaria de dicas ou alguns temas para redação de agente de segurança penitenciária .já estou com alguns temas. já venho estudando ha algum tempo mas gostaria da ajuda de voçes abraços.... Marcos

  • domingo | 19/01/2014 | adonilio

    posso fazer qual quer uma das quatro na dissertacao

  • terça-feira | 29/10/2013 | Luise Pacini S...

    Eu gostei muito dessas explicações que vocês me deram, mais será que vocês poderiam responder a minha pergunta que eu farei agora? Bom, é que eu tenho uma prova que será feita agora no dia 24 de novembro e vai cair sobre redação e português. A minha pergunta é essa? ESSES TEMAS QUE VOCÊS ME DERAM COMO O TEMA DE REDAÇÃO, SÃO OS PRINCIPAIS TEMAS QUE CAIRÃO EM UMA REDAÇÃO DE UM CONCURSO, OU ATÉ MESMO DE UM VESTIBULAR?

  • terça-feira | 20/08/2013 | Marilene

    Estão de parabens, pela primeira vez que estudo pela internet, gostei estou aprendendo, quero aprender mais, é muito interessante, fiz prova simulada, testei meus conhecimentos, foi uma experiencia fantastica.

Brasil Escola nas Redes Sociais