Abordagem dos circuitos elétricos no Enem

Frequentemente encontramos questões sobre circuitos elétricos no Enem. Uma dica para resolvê-las é conhecer a função de seus componentes eletrônicos e suas propriedades.
Por Mariane Mendes Teixeira

Um circuito elétrico é composto por uma fonte de tensão (pilha), um fio condutor e um aparelho elétrico (lâmpada).
Um circuito elétrico é composto por uma fonte de tensão (pilha), um fio condutor e um aparelho elétrico (lâmpada).
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A dica de hoje é sobre um tema da Física que é cobrado frequentemente em provas de vestibular e do Enem: Circuitos elétricos.

Um circuito elétrico é o caminho percorrido por uma corrente elétrica para levar energia elétrica até um equipamento. Na representação de um circuito elétrico simples, precisam existir no mínimo três elementos, que são: uma fonte de tensão elétrica, fios condutores e um equipamento elétrico que consome energia.

Para resolver as questões sobre circuitos elétricos no Enem, você deve conhecer cada um desses componentes e mais algumas definições importantes, como resistência, tensão, corrente, potência, energia elétrica, medidores elétricos, representação gráfica dos circuitos elétricos e símbolos utilizados para representar cada componente de um circuito.

Veja agora a resolução de uma questão sobre circuitos elétricos no Enem retirada de uma prova anterior e saiba como o tema normalmente é abordado.

Essa questão foi retirada da prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias do ano de 2011 (questão 74 – caderno amarelo).

Questão Enem 2011: Um curioso estudante, empolgado com a aula de circuito elétrico que assistiu na escola, resolve desmontar sua lanterna. Utilizando-se da lâmpada e da pilha, retiradas do equipamento, e de um fio com as extremidades descascadas, faz as seguintes ligações com a intenção de acender a lâmpada:

Esquemas utilizados pelo estudante para tentar ligar a lâmpada
Esquemas utilizados pelo estudante para tentar ligar a lâmpada

GONÇALVES FILHO, A.; BAROLLI, E. Instalação Elétrica: investigando e aprendendo.
São Paulo: Scipione, 1997 (adaptado).

Tendo por base os esquemas mostrados, em quais casos a lâmpada acendeu?
A) (1), (3), (6)
B) (3), (4), (5)
C) (1), (3), (5)
D) (1), (3), (7)
E) (1), (2), (5)

Resolução

Para que a lâmpada acenda, é necessário que os seus terminais sejam conectados aos polos da pilha, que estão distribuídos nas suas extremidades. Já os terminais da lâmpada são distribuídos da seguinte forma: um deles está na parte inferior, e o outro, na lateral, na parte de alumínio. A conexão deve ser feita conforme a figura:

Para que a lâmpada acenda, ela deve estar conectada à pilha de forma semelhante ao esquema mostrado na figura.
Para que a lâmpada acenda, ela deve estar conectada à pilha de forma semelhante ao esquema mostrado na figura.

Observando as imagens do exercício, vemos que as opções que apresentam essa mesma conexão são 1, 3 e 7. A alternativa correta é a opção “D”.

Para ampliar seus estudos, leia também os artigos da seção Eletricidade, que traz informações importantes sobre o tema e suas aplicações no cotidiano.

Bons estudos!!!

 

Assista às nossas videoaulas