Abordagens de História do Brasil Império no Enem

Este texto mostra que as abordagens de História do Brasil Império no Enem, por vezes, destacam os conflitos políticos deste período, como a “Noite das Garrafadas.”
Por Cláudio Fernandes

Frenquentemente o Enem aborda temas da História do Brasil Império em suas provas.
Frenquentemente o Enem aborda temas da História do Brasil Império em suas provas.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Olá pessoal! Tudo bom?!

Neste texto analisamos uma das abordagens sobre História do Brasil Império que o Enem apresentou em sua prova de 2012. A questão, como se verá abaixo, trata do Primeiro Reinado, isto é, o período no qual Dom Pedro I ficou no poder. Especificamente, a questão se detém em um dos conflitos que ocorreram no fim do Primeiro Reinado, conhecido como “A noite das garrafadas”. Antes de passarmos propriamente à questão, vamos destacar aqui alguns temas deste período que poderão ser abordados no Enem. 

O Período do Primeiro Reinado, que durou de 1822 a 1831, caracterizou-se pela consolidação do Império no Brasil e por várias reações políticas contrárias ao Imperador Dom Pedro I. A  Constituição Imperial, outorgada em 1824, foi responsável tanto pela referida consolidação do poder imperial quanto por gerar a insatisfação de lideranças políticas da oposição, já que tal constituição garantia ao imperador o exercício do Poder Moderador, uma espécie de quarto poder, além do legislativo, do executivo e do judiciário. Por meio do Poder Moderador, o imperador poderia “supervisionar” a ação dos demais poderes, o que dava um caráter de autoritarismo absolutista ao governo de Pedro I, por elevá-lo acima das instituições. 

No mesmo ano em que a Constituição Imperial passou a vigorar (1824), começou a crise política do Primeiro Reinado, que levaria D. Pedro I a abdicação do trono em 1831. Esse período de crise constitui fonte para muitas questões que o Enem possa vir a fazer em suas provas, haja vista que os conflitos políticos, nos quais se acentuam o questionamento à autoridade vigente e a busca por liberdade e direitos, geralmente são abordados com frequência em questões do Enem. 

Há dois conflitos principais neste período de crise do Primeiro Reinado. São eles: a Confederação do Equador (1824), em Pernambuco (fruto de uma insurreição de caráter republicano que remontava ao ano de 1817), e a Guerra da Cisplatina (1825-1828), região do sul do país que se separou do restante do Império, constituindo a República Oriental do Paraguai. O Enfrentamento dessas revoltas provocou um enorme desgaste do Primeiro Reinado e um agravamento da rivalidade entre o Partido Brasileiro, que defendia a autonomia das províncias brasileiras, e o Partido Português, que, além de apoiar a política centralizadora imperial, não descartava um possível retorno da unificação entre Portugal e Brasil. 

Em 11 de março de 1831, o antagonismo entre portugueses e brasileiros se transformou em conflito aberto nas ruas da capital do Império, a cidade do Rio de Janeiro, onde brasileiros passaram a atacar as casas dos portugueses, ao passo que esses reagiram atirando cacos de garrafas de vidro. Este conflito, “A noite da Garrafadas”, como ficou conhecido, deu-se após a repercussão da morte misteriosa de Líbero Badaró, jornalista de tendência liberal, na província de São Paulo, em 1830. Esse fato obrigou D. Pedro I a procurar apoio na província de Minas Gerais, onde foi hostilizado. Os portugueses da capital, em meio às tensões políticas que se avolumavam, reverenciaram a figura do imperador quando este voltou da campanha em Minas, enquanto que os brasileiros o repudiaram. Mais detalhes podem ser lidos no texto A noite das Garrafadas.

Pois bem, a questão do Enem que trouxemos para nossa análise aborda este conflito. Ela pode ser encontrada na prova do Enem de 2012, no caderno 2, de cor amarela. Veja, abaixo, a estrutura da questão, cuja alternativa correta está destacada com a cor verde:

Questão do Enem de 2012 sobre a crise do Primeiro Reinado
Questão do Enem de 2012 sobre a crise do Primeiro Reinado

Inicialmente, a questão apresenta um trecho da obra “Dicionário do Brasil Imperial”, do historiador Ronaldo Vainfas, no qual está descrito o conflito da “Noite das Garrafadas”. Em seguida, a questão pede para o candidato assinalar a alternativa que revele uma característica das tensões do primeiro reinado a partir dos episódios descritos. 

Analisando a questão, percebemos que o trecho retirado do livro de Vainfas não menciona nada explicitamente relacionado ao racismo (alternativa A) ou ao xenofobismo (alternativa B) – aversão a outros povos –, ainda que trate de conflito entre povos de dois países diferentes (Brasil e Portugal). A crise do Primeiro Reinado também teve como problemas as questões do republicanismo (alternativa D), como na Confederação do Equador, e do federalismo (alternativa C), porém, no texto apresentado pela questão também não há referência explícita a isso. Como expomos o contexto do Primeiro Reinado acima, vocês já compreendem que os conflitos derivaram de fatores como o caráter autoritário do Poder Moderador e das ondas de insatisfações geradas em várias regiões do país. Resta, então, a alternativa E, que aponta para “questionamentos ao autoritarismo”. 

Vocês podem reparar que é decisiva a combinação entre estudo do contexto histórico e a interpretação de textos para responder a questão. Então fiquem atentos àquilo que a questão pede, estritamente, e ao material que ela oferece em sua abordagem. No caso da questão aqui analisada, a abordagem se deu a partir de um texto, mas com frequências aparecem imagens para serem analisadas, bem como charges e outros tipos de materiais.


Bons Estudos!

Assista às nossas videoaulas