Abordagens sobre o Império Romano no Enem

Neste texto são oferecidas algumas dicas acerca de abordagens sobre o Império Romano no Enem, bem como uma análise de uma questão do Enem de 2012 sobre esse tema.
Por Cláudio Fernandes

É necessário ficar atento às abordagens do Enem sobre o Império Romano
É necessário ficar atento às abordagens do Enem sobre o Império Romano
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Olá, pessoal, tudo certo?! Falta pouquíssimo tempo para as provas do Enem, portanto não percam nossas dicas para a área de Ciências Humanas

Hoje oferecemos a vocês algumas dicas de abordagens sobre o Império Romano que o Enem pode realizar nessas provas que se aproximam. Apresentamos aqui também a análise de uma questão de  2012 que retratou especificamente sobre esse assunto.

O conteúdo referente ao Império Romano está entre os mais longos e é repleto de períodos específicos, dinastias, conquistas de território, guerras, batalhas, revoltas, etc. Sem contar que é preciso conhecer bem os períodos anteriores da história da cidade de Roma, sobretudo a fase da República, para compreender efetivamente o período do Império. Entretanto, a estratégia de elaboração de questões do Enem não explora os conteúdos de forma detalhada e exaustiva. Os  conteúdos são explorados com abordagens que problematizam o contexto histórico e exigem esforço interpretativo, seja a partir de textos de historiadores, seja de fontes históricas como pinturas, fotografias, literatura, discursos políticos, entre outros.

No que tange ao conteúdo em torno do Império Romano, vários temas podem ser abordados nas questões, como o grande florescimento artístico e cultural que ocorreu no chamado período da Pax Romana (“Paz Romana”), no qual apareceram figuras como o poeta Virgílio, autor de Eneida;  a forma de organização política e administrativa do Império; as hierarquias do exército; as construções de engenharia e os monumentos arquitetônicos; os deuses romanos, entre outros. Além desses temas, típicos do apogeu do Império Romano, há também os temas relacionados com a Crise do Império, tais como as Invasões Bárbaras e a expansão do cristianismo. Outro eixo de temas que também pode ser eventualmente explorado no Enem refere-se ao legado romano para o Ocidente

No Enem de 2012, na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, houve uma questão que explorou o tema da expansão do Império Romano. A questão estava no caderno azul, número 1, e pode ser lida a seguir. A resposta correta está destacada com a cor verde.

Questão do Enem sobre a expansão do Império Romano
Questão do Enem sobre a expansão do Império Romano

Reparem que a questão estrutura-se a partir de uma imagem, especificamente a reprodução de um mosaico feito aproximadamente no ano 300 d.C., encontrado em Lod, Israel. Após a apresentação da imagem, o texto da questão diz que tal mosaico contém elementos que representam uma característica política dos romanos em determinado período. É a identificação desse período que é exigida pela questão. 

O mosaico é do ano 300 d.C. e foi encontrado na região do Oriente Médio, na Palestina, para sermos mais exatos. Sabe-se que esse é o período em que as fronteiras do Império Romano já abarcavam um território que ia da atual Grã-Bretanha ao Oriente Médio, passando por regiões como a Gália e a Península Ibérica, o sul da Europa e o norte da África.

Das alternativas apresentadas, apenas a letra E menciona o expansionismo e a diversidade dos territórios conquistados. As outras opções, com exceção da letra B, mencionam processos de expansão de outros contextos, como o Helenismo, promovido por Alexandre, o Grande. Nesse sentido, a alternativa E está correta

Fiquem atentos a essas dicas! Bons estudos!