Apenas uma edição do Enem será realizada em 2013

Exame de abril foi cancelado e provas devem ser aplicadas somente em novembro.
Em 07/03/2013 16h41 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em contato feito pelo Brasil Escola, a Assessoria de Comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) afirmou que apenas uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizada em 2013. A decisão vai contra o que foi dito pela presidenta Dilma Rousseff em janeiro de 2012, quando foi anunciado duas edições do exame a partir deste ano, uma em abril e outra em novembro.

A desconfiança quanto à realização do Enem de abril surgiu em janeiro deste ano, quando o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, admitiu ser contra a aplicação de dois ou mais exames por ano. Segundo o ministro, o Enem custa caro (cerca de R$ 270 milhões) e uma edição por ano já é suficiente para avaliar o ensino médio e atender os estudantes que almejam vagas em universidades públicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A realização de mais de uma edição do Enem por ano era um desejo do ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, hoje prefeito de São Paulo. A intenção de Haddad era inspirada no teste similar dos Estados Unidos, o SAT, que é aplicado sete vezes por ano. Fernando Haddad deixou o Ministério da Educação (MEC) no dia 24 de janeiro do ano passado, quando Mercadante assumiu o cargo de ministro.

As edições do 2º semestre de 2013 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do Programa Universidade para Todos (ProUni) estão confirmadas e usarão como critério de seleção o desempenho no Enem 2012. A edição de 2013 do Enem deve acontecer em novembro, como de praxe. A expectativa é que as inscrições sejam abertas no final de maio ou começo de junho.

Por Adriano Lesme