Brincadeiras na redação do Enem poderão resultar em nota zero

Inep quer aumentar punição para textos que debocham do processo de correção.
Em 22/03/2013 14h35 , atualizado em 22/03/2013 14h38 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Depois da repercussão das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que não foram zeradas mesmo contento trechos de hino de clube de futebol e receita de macarrão instantâneo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) quer alterar os critérios de correção para punir com zero as redações que apresentarem algum tipo de deboche.

O presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, defende que o próximo edital do Enem, previsto para maio, endureça as punições para esses participantes. "Vou defender junto à comissão técnica (formada por especialistas e técnicos do Inep) que, em caso de inserções indevidas seja dada a nota zero" – afirma o presidente.

Segundo Luiz Cláudio Costa, no Enem 2012 foram contabilizadas cerca de 300 redações que continham algum tipo de inserção indevida, como o caso do hino do Palmeiras e da receita de Miojo. Essas redações perderam pontos pela “brincadeira”, mas não receberam zero porque não foi caracterizada a fuga do tema.

O presidente do Inep diz que a comissão técnica discutirá critérios para discernir inserções inadequadas devido ao nervosismo do candidato "sério". Nesses casos, a redação não seria zerada. Além da punição, as discussões para a elaboração do próximo edital devem levar em consideração os erros de português.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entenda o caso

No mês passado, o estudante Fernando Maioto publicou em sua página pessoal da rede social Facebook a versão digital da redação que escreveu no Enem. Ele incluiu, em meio aos argumentos sobre migração, o hino do Palmeiras. Ele recebeu a nota 500, metade da nota máxima. Acima da publicação, debochou: "O melhor do Enem é fazer uma redação com o hino do Palmeiras, e ainda tirar nota... UFA que eu já passei por essa fase. E desejo toda a sorte para quem está passando por ela. O Enem só me faz rir..."

No início desta semana, o jornal O Globo divulgou algumas redações com erros de português como "rasoável", "enchergar" e "trousse", além de erros de concordância, que obtiveram nota máxima (1.000) no Enem 2012. Também foi divulgada uma redação que continha receita de macarrão e recebeu nota 560.

Por Adriano Lesme
*com informações da Agência Brasil