Cadeia alimentar no Enem

A cadeia alimentar no Enem é abordada de diversas maneiras diferentes, sendo fundamental o conhecimento aprofundado sobre essa parte da Biologia.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Na cadeia alimentar, um ser vivo é utilizado de alimento para o outro
Na cadeia alimentar, um ser vivo é utilizado de alimento para o outro
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Sabemos que a ecologia é uma das matérias da Biologia mais cobradas nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Normalmente as questões estão bem contextualizadas e envolvem temas básicos, muitas vezes desconsiderados pelos estudantes. Sendo assim, é importante que o aluno dedique-se a entender todas as estruturas de um ecossistema, as relações entre os seres vivos, os ciclos biogeoquímicos, o fluxo de energia, entre outros conceitos importantes dessa área.

Diante da grande quantidade de questões sobre ecologia no Enem, o Vestibular Brasil Escola resolveu disponibilizar uma dica a respeito dessa matéria. Vamos revisar e analisar questões sobre cadeia alimentar no Enem.

Primeiramente devemos lembrar que a cadeia alimentar pode ser definida como o caminho percorrido pela matéria e a energia desde os produtores até os consumidores. De uma maneira resumida, podemos dizer que se trata de uma sequência linear de seres vivos que servem de alimento uns para os outros. 

Os componentes de uma cadeia alimentar podem ser classificados em produtores, consumidores e decompositores.

- Os produtores são aqueles seres que são capazes de produzir seu próprio alimento, ou seja, são seres autotróficos. Esses organismos podem ser, portanto, algas e plantas, por exemplo, que realizam o processo de fotossíntese.

- Os consumidores são aqueles seres que não produzem seu alimento, ou seja, são seres heterotróficos. Nesse caso, há seres vivos que se alimentam de outros seres vivos. Os consumidores que se alimentam dos produtores são chamados de consumidores primários, os que se alimentam dos consumidores primários são chamados de secundários e assim por diante. Sendo assim, podemos afirmar que os consumidores primários são sempre herbívoros ou onívoros, nunca carnívoros. Já os consumidores secundários devem ser carnívoros ou onívoros, mas nunca herbívoros.

- Os decompositores são aqueles seres que realizam a decomposição dos organismos. Eles atuam em todos os seres vivos, sejam eles produtores ou consumidores. Os organismos decompositores são os fungos e bactérias.

Cada elo de uma cadeia alimentar corresponde a um nível trófico. Sendo assim, os produtores correspondem ao primeiro nível trófico, os consumidores primários ao segundo nível e assim por diante. Como dito anteriormente, todos os seres vivos de uma cadeia alimentar servirão de alimento para os decompositores, sendo assim, eles atuam em todos os níveis tróficos.

Observe a seguir um exemplo simples de cadeia alimentar:

Observe essa cadeia alimentar com cinco níveis tróficos

Observe essa cadeia alimentar com cinco níveis tróficos

Agora que já relembramos um pouco a respeito da cadeia alimentar, vamos analisar questões do Enem sobre o tema.

Enem 2011: Os personagens da figura estão representando situação hipotética de cadeia alimentar.

A figura representa um exemplo de cadeia alimentar
A figura representa um exemplo de cadeia alimentar

Suponha que, em cena anterior à apresentada, o homem tenha se alimentado de frutas e grãos que conseguiu coletar. Na hipótese de, nas próximas cenas, o tigre ser bem-sucedido e, posteriormente, servir de alimento aos abutres, tigre e abutres ocuparão, respectivamente, os níveis tróficos de:

a) produtor e consumidor primário.
b) consumidor primário e consumidor secundário.
c) consumidor secundário e consumidor terciário.
d) consumidor terciário e produtor.
e) consumidor secundário e consumidor primário.

Resolução: Nessa questão podemos deduzir que, se o homem alimentou-se de frutas, ele é considerado um consumidor primário. Caso o tigre alimente-se do homem, ele será considerado um consumidor secundário. Se o tigre servir de alimento para os abutres, esses últimos serão classificados como consumidores terciários. Sendo assim, a resposta correta é a letra c.

Enem 2012: A figura representa um dos modelos de um sistema de interações entre seres vivos. Ela apresenta duas propriedades, P1 e P2, que interagem em I, para afetar uma terceira propriedade, P3, quando o sistema é alimentado por uma fonte de energia, E. Essa figura pode simular um sistema de campo em que P1 representa as plantas verdes; P2 um animal herbívoro e P3, um animal onívoro.

Modelo de um sistema de interações entre seres vivos.
Modelo de um sistema de interações entre seres vivos

A função interativa I representa a proporção de 
a) herbivoria entre P1 e P2. 
b) polinização entre P1 e P2. 
c) P3 utilizada na alimentação de P1 e P2. 
d) P1 ou P2 utilizada na alimentação de P3. 
e) Energia de P1 e de P2 que saem do sistema. 

Resolução: Diferentemente da questão cobrada em 2011, essa questão apresenta-se mais complexa e exige maior atenção do aluno, que deverá interpretar o modelo. Apesar de ser relativamente fácil, normalmente essa abordagem não é feita durante as aulas de Biologia. Observe que a função interativa I demonstra a proporção de P1 (plantas) e P2 (animais herbívoros) utilizada na alimentação do animal P3, que, como dito no enunciado, é um onívoro. A resposta é, portanto, a letra d.

Apesar de a cadeia alimentar ser considerada um tema simples em Biologia, diferentes abordagens podem dificultar a realização de algumas questões. Fique bastante atento aos detalhes da questão e nunca menospreze um conteúdo. Relembre toda a matéria mesmo que, em certas ocasiões, você considere-a desnecessária e com pouca probabilidade de ser cobrada. 

Bons estudos e boa prova!

Assista às nossas videoaulas