Cartão do Enem 2018 vai ser liberado na segunda-feira (22)

Para ter acesso ao documento, os inscritos deverão logar na Página do Participante.
Em 19/10/2018 10h32 , atualizado em 19/10/2018 10h59 Por Rafael Batista

Crédito da Imagem: enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os estudantes inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 poderão acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição na próxima segunda-feira, dia 22 de outubro, a partir das 10h, no horário de Brasília. Para ter acesso ao documento, os candidatos deverão acessar a Página do Participante ou o aplicativo do Enem 2018.

Página do Participante

Será preciso que o estudante informe CPF e a senha cadastrada durante a inscrição para logar na Página do Participante. Os que não se lembram da senha de acesso podem seguir estas orientações para recuperar a senha do Enem.

No Cartão de Confirmação da Inscrição, o estudante tem acesso às informações básicas do Enem 2018, como o local em que realizará as provas, marcadas para os dias 4 e 11 de novembro. Além disso, constam no documento os seguintes dados: número de inscrição, opção de língua estrangeira, atendimentos específicos e/ou especializados e recursos de acessibilidade, se for o caso.

Não existe a obrigatoriedade de apresentar o cartão de confirmação no dia da prova, mas ele pode ajudar muito na localização da sala de provas.

Dica: o que levar e não levar para o Enem

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a expectativa é que cerca de 5,5 milhões de estudantes participem das provas do Enem 2018 em 1.725 municípios brasileiros.

Horário de Verão

O Governo Federal chegou a adiar o início de horário de verão 2018/2019, mas voltou atrás e a mudança nos relógios vai acontecer no primeiro dia de provas do Enem 2018. Como o horário adotado pela organização do exame é o de Brasília, que adere ao horário de verão, os estudantes devem ter atenção redobrada para não perder a hora.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, na madrugada do dia 3 para o dia 4 de novembro, os relógios terão que ser adiantados em uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Com essa configuração, os portões dos locais de prova do Enem serão fechados nos seguintes horários locais:

13h: estados do Sul, Sudeste e Goiás e Distrito Federal
12h: estados do Nordeste e Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Tocantins e Amapá
11h: Amazonas, Rondônia e Roraima
10h: Acre

Confira: o que levar e o que não levar para o Enem

Declaração de Comparecimento

Antes de acessar as informações do Cartão de Confirmação, os participantes deverão ler um aviso sobre a Declaração de Comparecimento. Aqueles que necessitarem do documento deverão imprimir e levar a declaração personalizada, que estará disponível na Página do Participante, sendo uma declaração para cada domingo de provas. A declaração serve, por exemplo, para abonar falta no trabalho.

Provas

O primeiro dia de provas do Enem 2018 terá cinco horas e meia de duração e o segundo, cinco horas. As provas começarão às 13h30, horário de Brasília, mas os participantes deverão chegar com antecedência mínima de meia hora.

- Dia 4/11: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação.
- Dia 11/11: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

Com as notas do Enem 2018, os estudantes podem ingressar em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O exame também é usado em universidades privadas, oferecendo bolsas de estudos com o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e financiando as mensalidades por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).