Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia no Enem

A prova do Enem apresenta por característica a interdisciplinaridade.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

O que esperar da prova de Biologia do Enem?
O que esperar da prova de Biologia do Enem?
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possui por característica principal a interdisciplinaridade. Com biologia não é diferente, a matéria é encontrada dentro da área do conhecimento definida por “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, que também engloba física e química.

O Enem apresenta sempre questões muito bem formuladas, com textos, gráficos e figuras que irão analisar sua capacidade de raciocínio e interpretação. A chave para um bom aproveitamento em biologia é atenção!

Você deverá ser capaz de juntar tudo o que foi aprendido na sua vida escolar e trazer para a sua realidade, uma vez que o Enem sempre traz questões contextualizadas.

Na área Ciências da Natureza e suas Tecnologias, mais especificamente na área de biologia, o edital traz os tópicos que serão objetos de avaliação:

-Moléculas, células e tecidos;

-Hereditariedade e diversidade da vida;

-Identidade dos seres vivos;

-Ecologia e ciências ambientais;

-Origem e evolução da vida;

-Qualidade de vida das populações humanas.

Dentre os temas citados, observa-se que, nos últimos anos, o tema mais recorrente foi ECOLOGIA. Nesse tema, podemos destacar assuntos como a cadeia alimentar, nicho ecológico, habitat, poluição, desmatamento, entre outros.

Na prova de 2012, uma questão sobre o nicho ecológico do tamanduá mereceu destaque. Nessa questão foi adaptado um texto da revista Ciência Hoje das Crianças que dizia:

 “O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!”

Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu:

a) habitat.

b) biótopo.

c) nível trófico.

d) nicho ecológico.

e) potencial biótico.

Observe que o texto fala claramente sobre o modo de vida desse animal e, portanto, sobre seu nicho ecológico. Percebe-se, então, que a interpretação, ferramenta importante para a resolução das questões de todas as disciplinas, é a chave para responder a essa questão.

Além de ecologia, podemos citar outros temas de grande relevância: Doenças (saúde humana), Biologia Celular e Fisiologia Humana.

Sobre as doenças, tente esquematizar e separá-las por grupos: doenças virais, bacterianas e assim por diante. Compreenda o ciclo de vida dos seres causadores e os sintomas das principais doenças. Em 2012, a doença de Chagas e a leptospirose foram temas de questão.

Em biologia celular, é importante compreender a síntese proteica, DNA e RNA. Um tema muito importante é a biotecnologia. Como exemplo de questões sobre esse tema, houve em 2012 uma questão sobre o milho transgênico.

Em fisiologia humana, dê ênfase no estudo dos sistemas, tais como o digestório e o circulatório.

As provas do ENEM sempre trazem temas atuais e de bastante relevância para a sociedade.  Temas que foram destaque nos noticiários tendem a ser mais cobrados nesse tipo de prova. Em Biologia, tivemos novidades no ano de 2013, como o hambúrguer de células-tronco.  Será que não podemos apostar nesse tema para uma questão?

Lembre-se de estudar os temas mais recorrentes, sem se esquecer dos outros. Procure treinar sua interpretação, bem como a análise de gráficos e figuras. Nesta hora vale resolver as provas anteriores!

Bons estudos e boa prova!

Assista às nossas videoaulas