Coesão textual na redação do Enem

Privilegiar a coesão textual na redação do Enem significa usar adequadamente os mecanismos que contemplam uma boa estruturação sintática e semântica do texto.
Por Luana Castro Alves Perez

O uso adequado dos conectivos, aliado aos mecanismos de coesão textual, garante a escrita de um texto com ideias devidamente encadeadas.
O uso adequado dos conectivos, aliado aos mecanismos de coesão textual, garante a escrita de um texto com ideias devidamente encadeadas.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Quando escrevemos uma redação, instintivamente ou não, utilizamos elementos da língua cuja principal função é estabelecer relações textuais. A esses elementos damos o nome de recursos de coesão textual, elemento muito importante para a interpretação. Para que você fique bem perto da nota 1.000, o Vestibular Brasil Escola preparou algumas dicas sobre a coesão textual na redação do Enem.

A coesão textual está relacionada com os componentes da superfície textual, ou seja, as palavras e frases que compõem um texto. Esses componentes devem estar conectados entre si em uma sequência linear por meio de dependências de ordem gramatical. Através do uso adequado dos conectivos e dos mecanismos de coesão, podemos evitar erros que prejudiquem a sintaxe e a semântica na redação do Enem. Acompanhe as dicas, bons estudos e boa prova!

► Existem cinco mecanismos de coesão. São eles:

        ● Referência: Pode ser exofórica, ou seja, quando o referente está fora do texto, ou endofórica, quando o elemento está expresso no texto (processos de anáfora e         catáfora);
        ● Substituição: Consiste na colocação de um item no lugar de outro elemento do texto, evitando assim a repetição de palavras e até mesmo de orações inteiras;
        ● Elipse: Nesse mecanismo, omite-se um item facilmente identificado através do contexto de uma frase;
        ● Conjunção: Elemento responsável pelas relações entre os elementos das orações do texto;
        ● Coesão lexical: Pode ser obtida através da reiteração (repetição do mesmo item através de termos semanticamente equivalentes) e da colocação (uso de termos pertencentes a um mesmo campo semântico. Exemplo: hospital, ambulância, pacientes, feridos etc.).

Uso adequado dos conectivos: Os principais conectivos utilizados são as conjunções, palavras responsáveis por relacionar partes da oração ou orações de um período. Os conectivos textuais colaboram para a construção de um texto coeso, tendo como principal função estabelecer uma relação semântica entre os elementos do discurso.

Estabelecimento de relações entre frases, orações e parágrafos: Todos os elementos são importantes para a construção textual e eles devem estar semântica e sintaticamente entrelaçados para que uma ideia expressa anteriormente tenha continuidade no texto.

Coesão e coerência são elementos distintos: A coesão, ao contrário da coerência, é uma condição necessária, embora insuficiente para a criação do texto, ou seja, no seu texto até pode faltar a coesão, mas nunca a coerência, elemento responsável pela construção dos sentidos. Mas como estamos falando sobre a coesão textual no Enem, é importante que você faça bom uso dos conectivos para que eles auxiliem na articulação de ideias e informações.

Assista às nossas videoaulas