Começam as inscrições do Enem 2019 para privados de liberdade (PPL)

Responsáveis pedagógicos terão até 4 de outubro para a realização dos cadastros, gratuitamente.
Em 23/09/2019 10h02 , atualizado em 23/09/2019 11h22 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio Para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens Sob Medida Socioeducativa (Enem PPL) 2019. O prazo para cadastro segue até 4 de outubro. 

Faça a inscrição no Enem PPL

Os participantes serão inscritos no Enem PPL 2019 pelos responsáveis pedagógicos das unidades prisionais ou de medidas socioeducativas, já que quem cumpre pena não pode acessar o sistema de inscrição no exame. O cadastro é gratuito e deve ser feito somente pela internet. 

Como é a inscrição do Enem PPL?

  • O responsável pedagógico deve acessar o site sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais, tendo em mãos o CPF, documento de identificação com foto e número de identificação interna de cada participante. 
  • Preenchidos os dados pessoais, o sistema dá a opção de informar se o participante necessita de atendimento específico ou especializado. 
  • Posteriormente, o responsável pedadógico deverá marcar a opção da prova de Língua Estrangeira (que faz parte de Linguagens e Códigos) - Inglês ou Espanhol. 
  • Em seguida, é necessário informar em qual sala o participante fará as provas do Enem PPL 2019.

Qualquer alteração dos dados cadastrados poderá ser feita até às 23h59 do dia 4 de outubro, mudança a ser realizada somente pelo responsável pedagógico. 

O responsável pedagógico deve guardar a senha de acesso ao sistema do Inep e o número de inscrição de cada participante no Enem PPL 2019. 

Provas

O Enem PPL tem o mesmo formato do Enem Regular, ou seja, 180 questões totais (45 de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas, 45 de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática) e uma Redação. A diferença é que os privados de liberdade participarão do exame após a aplicação nacional e em dias úteis. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Enem PPL 2019 será aplicado nos dias 10 e 11 de dezembro. As provas serão realizadas nas unidades prisionais e de cumprimento de medidas socioeducativas que aderiram ao exame e que tenham estrutura física adequada para o exame. 

No primeiro dia, os participantes chegarão nas salas de provas às 12h30. Após se acomodarem, os inscritos terão que responder um questionário socioeconômico das 12h45 às 13h20. Com o preenchimento concluído, as 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas, além da Redação, serão aplicadas das 13h30 às 19h. 

O segundo dia do Enem PPL não terá o preenchimento de questionário e, por isso, os participantes estarão nos locais às 13h15 e as provas começarão às 13h30. O exame se encerrará às 18h30, já os gabaritos serão publicados até o dia 16 de dezembro. 

Resultado

O Inep ainda não divulgou a data de publicação do resultado do Enem PPL 2019. Os responsáveis pedagógicos deverão acessar as notas e repassá-las aos participantes. 

Os participantes que tiverem idade mínima de 18 anos e estiverem com o ensino médio completo poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020 e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2020. 

Mais informações no Edital do Enem PPL 2019

Assista às nossas videoaulas

Relacionados

A melhor estratégia para a TRI no Enem
Professor Marcelo Pavani fala sobre a Teoria de Resposta ao Item (TRI) no Enem e indica qual a melhor estratégia para responder as provas.
Blog do Vestibular
Datas históricas em vestibulares e no Enem
Assim como ficar ligado em temas da atualidade, estar a par de datas e de episódios do passado é muito importante
Blog do Vestibular
Enem 2019: 385 mil pessoas trabalharão nos dois dias de provas
O Inep divulgou hoje (19) que 385 mil pessoas trabalharão nos dois dias do Enem 2019. Provas serão em 3 e 10 de novembro.
Notícias
Enem 2019: participantes com deficiência auditiva receberão orientações em Libras
Inep vai disponibilizar materiais em Libras para participantes do Enem 2019 com deficiência auditiva. Materiais serão publicados nas próximas semanas.
Notícias
Enem 2019: provas adaptadas serão aplicadas para mais de 50 mil participantes
O Enem 2019 vai oferecer mais de 50 mil atendimentos para os candidatos que necessitam de condições especiais para realização das provas.
Notícias
História no Enem 2019: o que cai na prova?
Saiba quais os temas de História que mais caem no Enem. Assuntos são cobrados em Ciências Humanas.
Enem
Inep anuncia data de divulgação dos locais de prova do Enem 2019
Os locais de prova do Enem 2019 já têm data de divulgação definida. Informação estará no Cartão de Confirmação de Inscrição. Provas serão realizadas em novembro.
Notícias
O que fazer e levar para as provas do Enem 2019
O Brasil Escola explica o que fazer e levar nos dois dias de provas do Enem 2019. Tire suas dúvidas e evite a eliminação no Enem.
Enem