Comentário Redação Enem 2012

Por Oficina do Estudante

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A prova de Redação do ENEM deste ano trouxe como tema “Movimento imigratório para o Brasil no século XXI”. Uma abordagem temática bem concernente com o “estilo” desta importante avaliação, uma vez que o INEP aprecia  – seja na prova redacional, seja nas questões de língua portuguesa – assuntos que tenham o Brasil como centro das atenções, como nação a ser valorizada.

Abordagem redacional também – e principalmente – condizente com o momento econômico que vive o Brasil, já que o país vem ganhando, há alguns anos, notoriedade como potência em desenvolvimento e como nação em crescente expansão, transformando-se, portanto, em polo de atração para investimentos do mundo todo e atraindo movimentos imigratórios, principalmente os de origem latino-americana. Tem sido cada vez mais comum a entrada desses imigrantes em nosso país, atraídos pelas perspectivas brasileiras socioeconômicas e seduzidos pelas possíveis condições de melhoria de vida. O vestibulando atento aos noticiários, bem como o aluno aplicado às aulas de atualidades tiveram boas chances de tecerem uma boa reflexão sobre o tema.

Aos seus conhecimentos “extra-prova”, o candidato poderia somar dados e informações oriundos da pequena coletânea, presente na prova. Através de uma boa leitura dos dois trechos disponibilizados poderiam ter sido trabalhadas ideias como a de que boa parte dos imigrantes (haitianos, de acordo com o primeiro trecho) não é, necessariamente, miserável e a informação de que os bolivianos, muito pobres (de acordo com o segundo trecho), colocaram o Brasil como um dos mais procurados para a imigração, corroborando a ideia de que a nação tem sido um atrativo para os mais diferentes níveis socioeconômicos.

Dentro da temática redacional, o problema delineado pela prova foi o de que o Brasil precisa se preocupar com o tratamento desses tantos imigrantes em nosso território. Com relação a isso, o candidato, como em anos anteriores, teve que produzir uma proposta de intervenção social que, diante da leitura feita e usando de seus conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, poderia ter estado relacionada à necessidade da criação de novas políticas governamentais para a acolhida dos imigrantes no país, ou ainda a criação de medidas de restrição da entrada de imigrantes no país, ou também a necessidade de investimento brasileiro nesses países – principalmente os vizinhos – para que não haja a necessidade da imigração brasileira. Todas essas e tantas outras opções poderiam ter sido abordadas desde que se mantivesse, de forma efetiva e eficiente, o respeito aos direitos humanos. 

Nada previsível e, ao mesmo tempo, pouco excêntrico, o tema redacional do ENEM 2012, apesar da reduzida e limitada coletânea, possibilitou ao candidato boas reflexões sobre o movimento imigratório para o Brasil no século XXI, uma das mais notórias e recentes implicações de estar o país na “crista da onda” dos países em desenvolvimento.