Como funciona o SiSU

O prazo de inscrição para o SiSU 2024 é do dia 22 a 25 de janeiro
Por Adriano Lesme , Lucas Afonso

Estudante negra na escada Texto Como funciona o SiSU
Estudantes utilizam notas do Enem para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é realizado uma vez por ano e seleciona estudantes para universidades e instituições públicas de ensino superior. O SiSU é exclusivo para participantes da última edição do Enem que não tiveram nota zero na redação.

Muitos estudantes têm dúvidas para escolher o curso e a instituição da qual querem fazer parte. Pensando nisso, o Brasil Escola preparou um resumo com instruções passo a passo de como funciona o SiSU e como concorrer com sucesso à vaga que você deseja.

Veja o cronograma do SiSU 2024:

  • Inscrições: 22 a 25 de janeiro

  • Resultado: 30 de janeiro

  • Matrículas: 1º a 7 de fevereiro

  • Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro

O edital do SiSU 2024 pode ser consultado aqui

1 - O aluno terá que acessar a página do SiSU no portal único de acesso ao Ensino Superior com o login e senha fornecidos no momento da inscrição do Enem 2023. O sistema estará disponível entre o dia 22 de janeiro até as 23h59 do dia 25 de janeiro.

Página do SiSU 2023 no portal único

2 - Ao acessar o portal, será aberta uma página para confirmação de dados. Verifique as informações e, caso note algum dado incorreto, altere-o e depois confirme os dados. Certifique-se que o e-mail informado é valido.

Estudantes precisam confirmar o celular e e-mail

3 - Em seguida, pesquise seu curso por cidade e instituição de ensino. No sistema é possível também conferir a quantidade de vagas para ampla concorrência e sistema de cotas.

Clique na imagem para ampliar

4 - Selecione a modalidade de concorrência. A maior parte das instituições possui sistema de cotas. Veja em qual modalidade você se encaixa e clique em "Escolher esta modalidade".

Clique na imagem para ampliar

5 - Veja os documentos necessários para matrícula. Cada modalidade de concorrência possui uma relação de documentos exigidos para matrícula. Providencie todos os documentos até o dia da matrícula.

Clique na imagem para ampliar

6 - Repita o procedimento para escolher o curso de segunda opção. Você pode alterar os cursos até o último dia de inscrição.

ATENÇÃO: os candidatos aprovados para qualquer uma das opções de curso não poderão participar da lista de espera, mesmo que não façam matrícula. Portanto, se inscrevam apenas nos cursos que realmente desejam se matricular.

Clique na imagem para ampliar

Tópicos deste artigo

Notas de corte SiSU 

Exceto no primeiro dia de inscrições, durante a madrugada o sistema fará o cálculo e divulgará as notas de corte e a classificação parcial de cada um dos cursos registrados.

No dia seguinte, verifique se está abaixo ou acima do ponto de corte nos cursos que se inscreveu. Com essa informação você pode decidir se continua nesta opção de curso ou troca por outra. O ponto de corte varia a cada dia, de acordo com os candidatos que estão competindo às vagas.

Pode acontecer de em um dia você estar acima do ponto de corte, mas em outro estar abaixo. Por isso, é aconselhável verificar sua posição todos os dias.

As notas de corte são calculadas de acordo com o peso adotado por cada universidade. Por exemplo, a prova de Linguagens e Códigos do Enem pode valer mais para a carreira de Jornalismo e menos para as de Engenharia. Os pesos também são diferentes para os concorrentes pelo sistema de cotas.

Leia mais: Entenda como funciona a nota de corte do SiSU

Resultado SiSU 2024

O resultado do SiSU 2024 (chamada regular) será divulgado no dia 30 de janeiro. As matrículas serão feitas entre os dias 1º e 7 de fevereiro. 

Os candidatos não aprovados em nenhuma das opções de curso poderão participar da lista de espera do SiSU. A manifestação de interesse na lista de espera deve ser feita entre os dias 30 de janeiro a 7 de fevereiro. 

As chamadas baseadas na lista de espera são de responsabilidade de cada uma das instituições participantes do SiSU, que poderão divulgar quantas chamadas quiser.

Observações:
- Em caso de empate nas notas, ficará mais bem posicionado o estudante que tiver tirado a nota mais alta na redação do Enem.

Mais informações na página do SiSU no Portal Único.

Assista às nossas videoaulas