Cadastre-se

Como funciona o SiSU?

Por Adriano Lesme


Muitos estudantes têm dificuldades ao utilizar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para escolher o curso e a instituição da qual querem fazer parte. Pensando nisso, o Vestibular Brasil Escola preparou um resumo com instruções passo a passo de como concorrer com sucesso à vaga que você deseja.

Instruções baseadas no SiSU do 2º semestre de 2014

1 - O aluno terá que acessar o site do SiSU com o login e senha fornecidos no momento da inscrição do Enem 2013. O sistema estará disponível entre 10h do dia 2 de junho e 23h59 do dia 4 de junho.

2 - Ao acessar o SiSU, será aberta uma página para confirmação de dados. Verifique as informações e, caso note algum dado incorreto, altere-o e depois confirme os dados. Certifique-se que o e-mail informado é valido.

3 - Em seguida, pesquise seu curso por cidade e instituição de ensino. No sistema é possível também conferir a quantidade de vagas para ampla concorrência e sistema de cotas.

4 - Escolha dois cursos que pretende concorrer, separando a sua 1ª opção.

5 - Exceto no primeiro dia de inscrições, durante a madrugada o sistema fará o cálculo e divulgará as notas de corte e a classificação parcial de cada um dos cursos registrados, sempre a partir das 2h da manhã.

6 - Após esse horário, verifique se está abaixo ou acima do ponto de corte nos cursos que se inscreveu. Com essa informação você pode decidir se continua nesta opção de curso ou troca por outra. O ponto de corte varia a cada dia, de acordo com os candidatos que estão competindo às vagas. Pode acontecer de em um dia você estar acima do ponto de corte, mas em outro estar abaixo. Por isso, é aconselhável verificar sua posição todos os dias.

As notas de corte são calculadas de acordo com o peso adotado por cada universidade. Por exemplo, a prova de português do Enem pode valer mais para a carreira de Jornalismo e menos para a de Ciência da Computação. Os pesos também são diferentes para os concorrentes pelo sistema de cotas.

7 - Às 23h59 do dia 10 de janeiro sistema é fechado definitivamente. A primeira lista de aprovados sai no dia 6 de junho, com matrícula entre os dias 9 e 13 de junho.

ATENÇÃO: o candidato aprovado em 1ª chamada no curso de 1ª opção será automaticamente excluído da lista do SiSU, mesmo não fazendo a matrícula. Portanto, se inscrevam apenas nos cursos que realmente desejam se matricular.

8 - A 2º convocação acontece em 24 de junho, com matrícula entre os dias 27 de junho a 2 de julho.

9 - Os candidatos não aprovados em nenhuma das chamadas podem participar da lista de espera. O cadastro acontece entre 24 de junho e 07 de julho. As chamadas baseadas na lista de espera são de responsabilidade de cada uma das instituições participantes do SiSU, que poderão divulgar quantas chamadas quiser a partir de 14 de julho.

Observações:
- Em caso de empate nas notas, ficará mais bem posicionado o estudante que tiver tirado a nota mais alta na redação do Enem.
- Para concorrer à segunda chamada não é preciso se cadastrar novamente.

Site do SiSU: http://sisu.mec.gov.br/










Receber respostas por email


  • domingo | 14/09/2014 | Brenda Fernandes

    Posso concorrer em dois cursos por uma mesma universidade? Por ex: Medicina na UFMG como 1ª opção (que seria difícil passar) e Fisioterapia na UFMG como 2ª opção (que é menos concorrido).

  • segunda-feira | 15/09/2014 | Dayse Luan
    0 0

    Olá Brenda, pode sim.

  • segunda-feira | 25/08/2014 | Rafael Santana

    Se no dia da inscrição eu colocar como 1º opção um determinado curso em determinada universidade e, por um acaso, eu seja aprovado, eu tenho a opção de escolher 1ª ou 2ª entrada? Ex: No vestibular tradicional você pode optar pela 1ª ( começo do ano) ou pela 2ª entrada(meio do ano). No SISU o candidato tem essa liberdade? Se sim, o resultado sai no mesmo dia que os dos aprovados da 1ª entrada ou sai dias após esse resultado?

  • terça-feira | 26/08/2014 | Dayse Luan
    0 0

    Olá Rafael, no SiSU não há essa opção. Se foi chamado para o primeiro semestre é nele que deve ingressar.

Brasil Escola nas Redes Sociais