Cadastre-se

Competências avaliadas na redação do Enem

Competências serão avaliadas na redação do Enem , razão pela qual você, caro(a) estudante, deve a elas estar atento(a), o quanto antes!!!

Por Vânia Maria do Nascimento Duarte


Competências específicas serão avaliadas na redação do Enem 2012

Competências, habilidades, argumentos, enfim... todos esses pressupostos certamente não faltarão no segundo dia de provas referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano de 2013. Sim, não irão faltar, pois você se mostra como alguém que lutou, buscou, preparou-se, no sentido de aprimorar a cada dia para obter um excelente resultado justamente naquela que para muitos é alvo de temor: a redação

Assim, dada essa realidade, no momento em que você se dispuser a ressaltar acerca das suas opiniões, dos seus posicionamentos sobre um determinado assunto, algumas competências serão avaliadas, obedecendo assim a critérios previamente definidos, os quais deverão ser seguidos à risca. Nosso principal objetivo, diante disso, é fazer algumas abordagens, apontando pontos de extrema pertinência quando o assunto é a escrita. Nesse sentido, cada um deles será exaltado, seguido das considerações que se fizerem necessárias ao seu conhecimento:

Domínio da norma padrão da língua portuguesa – Aqui entram em cena os conhecimentos de que você dispõe acerca de todas aquelas regras gramaticais, levando em consideração alguns critérios relacionados à ortografia, concordância, regência, conhecimento dos fatores relacionados à semântica das palavras, lembrando que semântica diz respeito ao significado que elas (as palavras) representam, entre outros. Quando falamos em ortografia é bom que se lembre das novas mudanças que se operaram em decorrência do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Para saber mais é só acessar o texto “Acentuação”.

Compreensão da proposta de redação Antes de começar a organizar suas ideias, é essencial que você compreenda perfeitamente o que requer a proposta sugerida, ou seja, o tema a ser trabalhado. Dessa forma, leia-a prestando bastante atenção, pois é a partir dela que terá condições de elencar, de organizar todos os aspectos que você deseja abordar, condizentes, é claro, com o assunto em discussão;

Seleção e organização das informações O principal ponto a ser discutido diz respeito ao fato de que suas opiniões é que estarão em jogo, mas não aquelas que você, por si só, acredita serem válidas, pois assim sendo não irão merecer os devidos créditos por parte da banca examinadora. Assim, torna-se muito importante que no momento de argumentar, o faça com base em fatos concretos, sólidos, que realmente apresentem fundamento. Quando falamos em fatos concretos queremos dizer que não são fatos retirados do além, muito menos com base nas verdades coletivas, tampouco nos “achismos”. Tudo que disser precisa estar arraigado em algo verdadeiramente comprovado, por isso, nada melhor que se apoiar em dados estatísticos, alusões, comparações e contrastes, fatores relacionados à causa e consequência, enumeração, citação de testemunho enfim;

Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto – Como você sabe, nós, usuários do sistema linguístico, estamos submetidos a um padrão tido como convencional, comum a todos – o chamado padrão formal da linguagem. Assim, como se trata de um dissertativo-argumentativo, suas ideias precisam, além de sólidas, estar bem articuladas, organizadas por meio de parágrafos bem construídos e, sobretudo, que seu texto obedeça a um encadeamento definido por uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão;

Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturaisAo abordar sobre todos os aspectos que você considerou relevantes à proposta, certamente deverá ter levantado alguns aspectos voltados para uma problemática, para um fato passível de ser solucionado, resolvido. Nesse sentido, ao concluir seu texto, uma das melhores formas de arrematar, fechar as ideias, é apresentar uma solução para tudo aquilo que foi amplamente discutido. Como deve ter argumentado da melhor forma possível, certamente não encontrará nenhuma dificuldade para fazer isso.

Mediante todos os aspectos aqui mencionados, esperamos ter contribuído de forma significativa para que você, caro(a) estudante, obtenha o sucesso que lhe é de direito, pois você, frente a todo esforço e dedicação, sem dúvida será um(a) vencedor(a). Para mais informações, acesse o Guia do Participante do Enem 2013.










Receber respostas por email


  • sexta-feira | 02/05/2014 | janaina

    to estudando logo de agora para que eu consiga alcançar meus ideais, tenho um sonho e preciso realizá-lo ñ apenas sonhando mais estudando,mais com fé em Deus ele vai me ajudar para que eu consiga uma boa nota para fazer uma boa faculdade de medicina.gostei muito dessas dicas isso vai fazer com que eu fique mais por dentro do assunto.

  • sexta-feira | 25/10/2013 | Shirlandia Sales

    Otimas dicas me ajudou muito,sou Enem 2013

  • quinta-feira | 03/10/2013 | haide maria

    obrigada pela ajuda, foi muito gratificante,te vejo lá...Enem

  • sexta-feira | 27/09/2013 | Amanda

    Espero que consiga tirar um nota boa no enem, esse site me ajudou muuuito!! Obrigado!

Brasil Escola nas Redes Sociais