Competências na área de Ciências Naturais e suas Tecnologias exigidas no Enem

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Além de saber o conteúdo, o aluno precisa desenvolver certas competências para se sair bem  no Enem
Além de saber o conteúdo, o aluno precisa desenvolver certas competências para se sair bem no Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A exigência e a complexidade do Enem aumentam a cada dia. E neste ano não será diferente, visto que inúmeras universidades já estão aproveitando os resultados dos desempenhos dos alunos de ensino médio e egressos.

Assim como está ocorrendo recentemente com os vestibulares, o Enem tem procurado contribuir para uma reestruturação dos currículos do ensino médio. Por isso, ele não prioriza a decoreba de fórmulas e outros dados. Principalmente na Química – matéria tão temida pela maioria dos estudantes –, o objetivo agora é estimular o raciocínio, a relação que esta matéria tem com as outras áreas do conhecimento (interdisciplinaridade), com a resolução de problemas do cotidiano, com o meio ambiente, com a tecnologia, cidadania e com a sociedade.

Assim, além de estudar os conteúdos programáticos, são exigidas certas competências dos estudantes. Competência é a aquisição do conhecimento necessário para ser apto para enfrentar determinadas situações. Ou seja, é a predisposição para adquirir conhecimento. O Enem, portanto, pretende medir estas competências.

A seguir são listadas as competências exigidas na área de Ciências Naturais e suas Tecnologias. Assim, procure desenvolvê-las ao estudar, ao realizar simulados e ao resolver questões e problemas do conteúdo. Isto é imprescindível para um bom desempenho no Enem.

  •   Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.
     
  • Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos.
     
  •   Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.
     
  •   Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.
     
  •   Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.
     
  •   Apropriar-se de conhecimentos da física, da química e da biologia para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas.