Confira os motivos que podem eliminar candidatos no Enem 2014

Além dos dispositivos eletrônicos, atrasos e objetos não permitidos também podem prejudicar estudantes.
Em 07/11/2014 15h14 , atualizado em 07/11/2014 17h08 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Todos os anos, dezenas de estudantes são eliminados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por desrespeitar as regras descritas no Edital. Ao contrário do que muitos pensam, o celular não é o único motivo responsável pela eliminação. 

Acompanhe a correção comentada do Enem 2014!

Atrasos, consultas e objetos não permitidos também podem prejudicar os participantes. Neste sentido, faltando apenas um dia para a edição 2014 do maior exame educacional do país, o Vestibular Brasil Escola, relembra os principais motivos de eliminação. 

Horário
Não há tolerância com atrasos, por isso, é recomendável que os participantes se apresentem com, pelo menos, uma hora de antecedência. Nos dois dias, as provas serão iniciadas às 13h, conforme horário de Brasília, mas os portões serão abertos às 12h. Llembrando que o país tem quatro fusos horários distintos, neste ano, em decorrência do horário de verão. 

Documentos e Objetos
Além do documento de identificação original com foto, eles deverão portar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Segundo o Ministério da Educação, o uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão-resposta. Além disso, não serão permitidas canetas com material não transparente, lápis, lapiseira, borracha e qualquer espécie de consulta em livros, manuais, impressos e anotações ou comunicação com outros participantes durante as provas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dispositivos eletrônicos
Calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, smartphones, tablets, ipods®, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens são alguns dos dispositivos eletrônicos proibidos. Os telefones celulares deverão ser desligados e guardados em embalagem lacrada entregue ao candidato na sala de provas.

Publicações nas redes sociais
O órgão irá monitorar as redes sociais nos dois dias do Exame, portanto, quem for flagrado fazendo 'selfies' ou postando qualquer conteúdo nas dependências dos locais de provas será eliminado. Óculos escuros, armas de qualquer espécie, mesmo com autorização para porte, e artigos de chapelaria como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares são outros motivos de eliminação. 

Saída antes da hora 
Quem se ausentar da sala de provas sem o acompanhamento de um aplicador ou sair definitivamente do prédio antes de decorridas duas horas do início das provas será automaticamente excluído do Exame. O mesmo vale para quem se recusar, injustificadamente, a ser submetido ao detector de metais ou não entregar o Cartão-Resposta, a Folha de Redação, a Folha de Rascunho ou o Caderno de Questões, antes dos últimos 30 minutos que antecedem o término da seleção.

Por Wanja Borges