Dicas de inglês para o Enem

Para que você alcance um melhor desempenho na prova de inglês do Enem, preparamos algumas dicas infalíveis!
Por Janaína Pereira Mourão

Algumas dicas podem auxiliá-lo(a) a obter melhor desempenho nas provas de inglês do Enem
Algumas dicas podem auxiliá-lo(a) a obter melhor desempenho nas provas de inglês do Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Em busca da tão sonhada vaga em uma universidade pública, o caminho mais próximo a se tomar é o Enem! E para que essa conquista se realize, é necessário se sair bem em todas as matérias, certo? Apesar de haver apenas cinco questões de língua estrangeira no exame, elas podem ser a chave de acesso para a desejada aprovação. Por isso, não as subestime!

O mais importante, ao realizar as provas de língua estrangeira no Enem, é lembrar que, assim como as provas das demais áreas, questões de língua estrangeira não possuem apenas um nível de dificuldade, mas vários. Em sua maioria, elas exigem interpretação de texto por meio de charges, ilustrações ou mesmo um texto simples. Engana-se quem pensa que basta conseguir interpretar o texto, pois, em grande parte dos casos, são necessários também conhecimentos específicos relacionados com o inglês para atender o que é pedido pela prova.

Separamos um exemplo de questão de inglês que caiu na prova de Linguagens e Códigos de 2012. Veja:

QUESTÃO 91 
Quotes of the Day 
Friday, Sep. 02, 2011 

“There probably was a shortage of not just respect and boundaries but also love. But you do need, when they cross the line and break the law, to be very tough.” 

British Prime Minister DAVID CAMERON, arguing that those involved in the recent riots in England need “tough love” as he vows to “get to grips” with the country’s problem families.
 Disponível em: www.time.com. Acesso em: 5 nov. 2011 (adaptado). 


A respeito dos tumultos causados na Inglaterra em agosto de 2011, as palavras de alerta de David Cameron têm como foco principal:

A) enfatizar a discriminação contra os jovens britânicos e suas famílias. 

B) criticar as ações agressivas demonstradas nos tumultos pelos jovens. 

C) estabelecer relação entre a falta de limites dos jovens e o excesso de amor. 

D) reforçar a ideia de que os jovens precisam de amor, mas também de firmeza. 

E) descrever o tipo de amor que gera problemas às famílias de jovens britânicos. 


Resolução e comentário:

Alternativa Correta: D

Veja que o tema principal do texto está contido nas palavras “very tough” e “tough love”, no final da frase dita pelo Primeiro-ministro e no parágrafo seguinte. Nenhuma das alternativas expressa o sentido dos comentários de David Camerom como a alternativa D. 'Tough' significa firme, firmeza, e é isso que fica claro tanto na citação como no comentário usados na questão. Essa não é uma questão difícil se houver um conhecimento básico do conteúdo expresso no texto em inglês. 

Como muitas questões de inglês possuem essa mesma estrutura e nível de dificuldade no Enem, listamos quatro dicas importantes para você se sair bem no exame. Confira:

Dicas de Inglês para o Enem

1. Contextualize-se! 
    Mesmo que o texto seja complicado e você não conheça todas as palavras, tente  contextualizar-se. Não se prenda às palavras que você não sabe, mas às que você conhece. Leia o texto por completo e faça conexões coerentes entre as palavras conhecidas, tentando formar um contexto sólido.

2.  Leia o enunciado! 
    Para poupar tempo, é interessante que, antes de ler o texto, você leia o enunciado e as alternativas. Tendo em mente o que o enunciado quer, você pode conduzir melhor a leitura do texto. Se for uma charge, por exemplo, ficará mais fácil de identificar a alternativa correta sabendo quais são as opções de resposta ao efetuar a leitura.

3. Escolha a leitura certa!
    Confira nosso texto sobre skimming e skanning e veja qual das estratégias de leitura se enquadra melhor com o seu perfil. Esse texto dará orientações de como seguir uma leitura de inglês instrumental, que poderá auxiliá-lo em sua busca por palavras ou expressões específicas. Se você possui um vocabulário limitado da língua inglesa, deve recorrer a esse recurso para aprender a buscar palavras-chave no texto e identificá-las contextualizando-as no texto. 

4. Elimine alternativas!
    Uma boa estratégia para questões de múltipla escolha (e isso vale para qualquer matéria) é eliminar as alternativas que você tem certeza que estão erradas. Na questão que usamos como exemplo, as alternativas A e B fogem completamente do sentido das expressões enfatizadas no texto e devem ser, portanto, as primeiras a serem eliminadas, restringindo, assim, o campo de escolha final.

Assista às nossas videoaulas