Dicas de Literatura para o Enem

A prova de Literatura do Exame Nacional do Ensino Médio apresenta algumas especificidades. Fique atento às dicas de Literatura para o Enem.
Por Luana Castro Alves Perez

Para aproveitar melhor nossas dicas de Literatura para o Enem, lembre-se de que é fundamental ter conhecimento prévio sobre o assunto abordado.
Para aproveitar melhor nossas dicas de Literatura para o Enem, lembre-se de que é fundamental ter conhecimento prévio sobre o assunto abordado.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A prova de Literatura do Enem está inclusa na matriz Linguagem, Códigos e suas Tecnologias. Como o Exame Nacional do Ensino Médio apresenta uma maneira peculiar de abordar as diversas disciplinas, com a língua portuguesa não seria diferente. Para ficar em dia com os estudos, confira importantes dicas de Literatura para o Enem.

As questões de Literatura fogem um pouco à regra dos outros vestibulares, que geralmente cobram especificidades referentes às chamadas Escolas literárias. Isso não quer dizer que você não precise estudar Literatura Brasileira, pelo contrário, pois o domínio do conteúdo ajudará em muito no momento em que você precisar estabelecer analogias e construir inferências para responder corretamente às questões. No mais, é preciso uma leitura atenta dos enunciados, que mesclam elementos visuais e verbais, exigindo do candidato os vários saberes acumulados ao longo da vida escolar. Observe uma questão de Literatura do Enem 2013 que exemplifica bem a dinâmica da prova:

TEXTO I
Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco começaram a vir mais. E parece-me que viriam, este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocaram por carapuças ou por qualquer coisa que lhes davam. […] Andavam todos tão bem-dispostos, tão bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam.
CASTRO, S. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 1996 (fragmento).

TEXTO II

O descobrimento do Brasil, Cândido Portinari
O descobrimento do Brasil, Cândido Portinari. Óleo sobre tela, 1956. Disponível em http://www.portinari.org.br/#/acervo/obra/2551

Pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro, a carta de Pero Vaz de Caminha e a obra de Portinari retratam a chegada dos portugueses ao Brasil. Da leitura dos textos, constata-se que
a) a carta de Pero Vaz de Caminha representa uma das primeiras manifestações artísticas dos portugueses em terras brasileiras e preocupa-se apenas com a estética literária.
b) a tela de Portinari retrata indígenas nus com corpos pintados, cuja grande significação é a afirmação da arte acadêmica brasileira e a contestação de uma linguagem moderna.
c) a carta, como testemunho histórico-político, mostra o olhar do colonizador sobre a gente da terra, e a pintura destaca, em primeiro plano, a inquietação dos nativos.
d) as duas produções, embora usem linguagens diferentes – verbal e não verbal –, cumprem a mesma função social e artística.
e) a pintura e a carta de Caminha são manifestações de grupos étnicos diferentes, produzidas em um mesmo momento histórico, retratando a colonização.

Resolução
Alternativa “c”. A Carta de Caminha, considerada a certidão de batismo do Brasil e também o primeiro texto da Literatura nacional, destaca a visão do colonizador, que, tendo sido bem recebido pelos nativos, narra os acontecimentos sob um viés otimista. Na tela de Cândido Portinari, é possível observar que os nativos, em contraponto com a atitude dos portugueses, demonstram estar surpresos e espantados, além de aparentemente estarem em posição de ataque.

Você percebeu que para responder corretamente à questão é preciso estabelecer a relação existente entre a linguagem verbal e a linguagem não verbal da tela de Portinari? É interessante observar também que algumas proposições são semelhantes, o que pode induzir o candidato ao erro. Portanto, leia todos os elementos para compreender de maneira eficiente a finalidade das perguntas da prova de Literatura do Enem. Boa prova!

Assista às nossas videoaulas