Dicas para o Enem sobre qualidade da água

Frequentemente são cobrados temas como a qualidade da água no Enem. Isso se deve ao fato de que a prova cobra principalmente temas atuais e de relevância para a população.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Temas relacionados com a qualidade da água são frequentemente abordados no Enem
Temas relacionados com a qualidade da água são frequentemente abordados no Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Enem é um exame que sempre busca incorporar em suas questões temas atuais e relevantes para a sociedade. Assuntos ambientais, tais como poluição, aquecimento global e a importância da água, são frequentemente cobrados. Diante disso, o Vestibular Brasil Escola preparou uma dica especial para você que fará o exame este ano: A qualidade da água no Enem.

A água, como todos sabemos, é um recurso fundamental para a vida na Terra. Sua importância advém do fato de que ela é um ótimo solvente, transporta substâncias, participa de reações químicas, além, é claro, de atuar como reguladora de temperatura. Diante de tamanha importância, é difícil compreender como o homem não protege suas fontes de água potável, que estão cada vez mais escassas.

A poluição gerada em virtude da falta de tratamento de esgoto e do despejo incorreto de produtos das atividades industriais e agrícolas em nossos ambientes aquáticos, tais como rios e lagos, é um dos principais pontos relacionados com a diminuição da qualidade da água em nosso país. Um dos principais problemas relacionados com a poluição é o processo de eutrofização, em que o excesso de nutrientes causa o aumento de algumas algas e bactérias.

No processo de eutrofização, o aumento das algas e cianobactérias leva ao impedimento da passagem de luz solar, que causa a morte de alguns organismos fotossintetizantes. Com a morte desses organismos e o ambiente rico em nutrientes, bactérias aeróbias reproduzem-se exageradamente. O excesso de bactérias utilizando o oxigênio da água leva à diminuição desse gás e, consequentemente, ocasiona a morte de diversos organismos.

Além do processo de eutrofização, a poluição das águas acarreta problemas graves de saúde pública, pois a água poluída pode estar contaminada por parasitas causadores de doenças e ocasionar problemas à população. Dentre as doenças relacionadas com a contaminação da água, podemos citar a amebíase, esquistossomose, ascaridíase, hepatite A, cólera, gastroenterites, entre outras.

Agora que relembramos um pouco a respeito da importância da água e os problemas gerados pela sua poluição e contaminação, vamos ver como o tema é cobrado nas provas de ENEM.

Observe a questão do Enem de 2010 sobre esse assunto:

O despejo de dejetos de esgotos domésticos e industriais vem causando sérios problemas aos rios brasileiros. Esses poluentes são ricos em substâncias que contribuem para a eutrofização de ecossistemas, que é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio.

Uma maneira de evitar a diminuição da concentração de oxigênio no ambiente é:

a) Aquecer as águas dos rios para aumentar a velocidade de decomposição dos dejetos.
b) Retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios.
c) Adicionar bactérias anaeróbicas às águas dos rios para que elas sobrevivam mesmo sem oxigênio.
d) Substituir produtos não degradáveis por biodegradáveis para que as bactérias possam utilizar os nutrientes.
e) Aumentar a solubilidade dos dejetos no esgoto para que os nutrientes fiquem mais acessíveis às bactérias.

Resolução:
O excesso de nutrientes propicia o aparecimento de algas, cianobactérias e bactérias anaeróbicas, que desencadeiam o processo de eutrofização. Para evitar o processo, a única forma é evitar o acúmulo de nutrientes nos rios. Sendo assim, a resposta correta é a letra b: Retirar do esgoto os materiais ricos em nutrientes para diminuir a sua concentração nos rios.

Analise outra questão sobre a qualidade da água no Enem de 2011:

Belém é cercada por 39 ilhas, e suas populações convivem com ameaças de doenças. O motivo, apontado por especialistas, é a poluição da água do rio, principal fonte de sobrevivência dos ribeirinhos. A diarreia é frequente nas crianças e ocorre como consequência da falta de saneamento básico, já que a população não tem acesso à água de boa qualidade. Como não há água potável, a alternativa é consumir a do rio.
O Liberal. 8 jul. 2008. Disponível em: www.oliberal.com.br.

O procedimento adequado para tratar a água dos rios, a fim de atenuar os problemas de saúde causados por micro-organismos a essas populações ribeirinhas, é a:

A) filtração.
B) cloração.
C) coagulação.
D) fluoretação.
E) decantação.

Resolução:
Observe que, para essa questão, é necessário um conhecimento prévio a respeito de algumas etapas do tratamento de água. Entretanto, com um conhecimento mínimo das etapas, é possível perceber que apenas a cloração é capaz de atuar na eliminação de organismos nocivos à saúde humana. Muitas pessoas podem pensar que a filtração é suficiente, entretanto, apenas algumas impurezas maiores ficam retidas nesse processo. Sendo assim, a resposta correta é a letra b: cloração.

Observe que as duas questões tratam da qualidade e poluição da água, mas as abordagens são diferentes. Esse tema pode levar ainda a outros assuntos, como as doenças causadas pela água. Como dito anteriormente, o Enem preocupa-se bastante com temas atuais e relevantes, sendo assim, bastante atenção às questões ambientais.

Bons estudos e boa prova!