Enem 2014 chega ao fim com mais de 1,5 mil candidatos eliminados

Índice preliminar de abstenção deste ano é de 28,6%. Gabarito oficial sai até quarta-feira.
Em 09/11/2014 20h56 , atualizado em 09/11/2014 22h07 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Segundo dados preliminares divulgados pelo Ministério da Educação na noite de hoje, 9 de novembro, 1.519 estudantes foram eliminados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, aplicado neste final de semana, em 1.752 municípios. Destes, 236 foram desclassificados em decorrência do uso indevido de telefones celulares.

Confira a correção comentada do Enem 2014

O órgão também anunciou uma queda no índice de abstenção, que neste ano foi de 28,6%, ante 29,7% em 2013. O ministro da Educação, Henrique Paim, fez uma avaliação positiva em relação à aplicação das provas, ressaltando a consolidação do processo e o aperfeiçoamento da logística, que está mostrando resultados. 

No total, 8.721.946 estudantes se inscreveram para o Enem deste ano. No primeiro dia, das 13h às 17h30, eles foram condicionados a 45 questões de múltipla escolha de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química).

Hoje, os candidatos tiveram uma hora de acréscimo para responder outras 45 perguntas de múltipla escolha sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol), 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática) e elaborar a redação, cujo tema foi a “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Saiba mais

O Vestibular Brasil Escola, em parceria com o Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, está disponibilizando a correção comentada das provas através desta página, pelo Twitter ou Facebook, em tempo real. O gabarito oficial do exame está previsto para ser publicado até a próxima quarta-feira, 12 de novembro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Avaliação do segundo dia de provas
O Vestibular Brasil Escola também conversou com o coordenador pedagógico do Colégio Oficina do Estudante, de Campinas/SP, Célio Tasinafo, sobre as provas deste domingo. Segundo ele, a de Matemática foi bastante previsível, do ponto de vista dos temas. O problema, conforme o coordenador, é o tempo que o candidato tem para desenvolver o raciocínio e chegar às respostas.

“Em alguns casos, o aluno que sabe muito pode ter um desempenho pior em uma prova destas. Dependendo da estratégia que ele utilizar, nem vai conseguir chegar ao final da prova”, lembra. Sobre as provas de Linguagens, Célio reforçou que os textos grandes foram preservados, mas que agora foram cobrados grandes autores nacionais, inclusive que integram as leituras obrigatórias dos principais vestibulares do país. 

Utilidade

Além de avaliar o desempenho escolar ao final do Ensino Médio, o Enem também é utilizado para  acesso à universidade pelo SiSU, à cursos técnicos com o Sisutec, bolsas de estudo com o ProUni, certificação do Ensino Médio, participação no programa Ciências sem Fronteiras, financiamento estudantil com o Fies e agora a seleção para universidades em Portugal

Dúvidas podem ser esclarecidas ao abrir uma demanda nesta página ou por meio de contato com a Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), pelo telefone 0800 616161. Destalhes estão disponíveis no Edital, que também possui uma versão na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Por Wanja Borges