Enem 2014 começa neste sábado para os mais de 8 milhões de inscritos

Candidatos devem estar atentos aos horários, que variam de acordo com a região.
Em 08/11/2014 00h10 Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Finalmente chegou o dia! Hoje, 8 de novembro, serão aplicadas as primeiras provas da edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta tarde, das 13h às 17h30, elas acontecem em 1.699 cidades do País para os 8.721.946 inscritos.

Como de costume, os portões de acesso aos locais serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com a hora de Brasília. Os candidatos dos municípios que não seguem o horário de verão devem ficar atentos ao fuso horário. É recomendado chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência.

Hoje o exame será composto por 45 questões de múltipla escolha acerca de Ciências Humanas e suas Tecnologias (geografia, história, sociologia e filosofia) e 45 perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química). Deve-se levar um documento de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

O porte do Cartão de Confirmação, com o local das provas, não é obrigatório, mas ele pode ajudar a esclarecer dúvidas. O participante não pode esquecer de marcar a cor do caderno recebido e de escrever a frase solicitada no espaço indicado, sem isso a prova é considerada inválida e zerada.

Já os 69.396 sabadistas, pessoas que guardam o sábado por motivos religiosos, devem chegar aos locais na mesma hora que os outros concorrentes, porém eles irão esperar até às 19h para iniciar os testes. Em 2014, os sabatistas de Roraima, Acre, Rondônia e Amazonas aguardarão até às 19h da hora local (ou 21h na de Brasília) para realizarem as provas, em razão do horário de verão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir das 18h30 o Vestibular Brasil Escola irá publicar nesta página a correção comentada das provas, disponibilizada juntamente com o Cursinho Oficina do Estudante.

Exame

Uma inovação para esta edição será o uso de detectores de metal na revista dos candidatos no ingresso aos locais, como ocorre em vários vestibulares e concursos. O objetivo é evitar fraudes eletrônicas. O gabarito das provas será disponibilizado até a próxima quarta-feira, 12 de novembro.

Neste domingo, 9 de novembro, das 13h às 18h30, acontece o segundo dia de testes. Haverá uma redação e 45 perguntas objetivas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (português, literatura e inglês ou espanhol) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias (matemática).

Utilidade

A função do Enem é a avaliação do desempenho escolar ao fim do Ensino Médio, porém, devido a importância da prova opções como o acesso à universidade pelo SiSU, à cursos técnicos com o Sisutec, bolsas de estudo com o ProUni, certificação do Ensino Médio, participação no programa Ciências sem Fronteiras, financiamento estudantil com o Fies e agora a seleção para universidades em Portugal também são utilizadas.

Dúvidas podem ser esclarecidas ao abrir uma demanda nesta página ou por meio de contato com a Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), pelo telefone 0800 616161. Destalhes estão disponíveis no Edital, que também possui uma versão na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Por Dayse Luan