Enem 2015: Cartão de Confirmação está disponível

Documento contém os locais de realização das provas. Exame será nos dias 24 e 25 de outubro.
Em 02/10/2015 12h03 , atualizado em 02/10/2015 14h09 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 está disponível para consulta, exclusivamente pela Página do Participante, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Acesse o Cartão de Confirmação

Dicas para os dias das provas do Enem!

As provas serão realizadas nas tardes dos dias 24 e 25 de outubro. Ao acessar a Página do Participante, no site do Enem 2015, o estudante deve informar o número do CPF e senha cadastrados, além de assinalar o item de segurança na parte inferior da tela. 

O participante que esquecer a senha deve marcar a opção "Esqueci minha senha" (ver imagem abaixo). Ao clicar no ícone de redefinição, o estudante será redirecionado para a página de recuperação, na qual deverá informar seu CPF e data de nascimento, além de assinalar corretamente o item de segurança. A senha será enviada para o e-mail cadastrado ou número do celular (via mensagem de texto). 

Como recuperar a senha de acesso do Enem

Os Correios não enviarão mais o Cartão impresso, como nas edições anteriores. A única forma de acesso às informações é no site do Enem, por isso a necessidade de cadastro de número de celular e e-mail próprios. 

Informações do Cartão

O Cartão de Confirmação contém a principal informação para realização do exame: os locais de prova do Enem. Somente por meio do documento é que o estudante terá acesso à instituição de ensino, andar e sala em que fará o exame. Outros dados estão presentes, tais como Língua Estrangeira escolhida, necessidade de atendimento especial ou especializado (se for o caso) e opção pela utilização das notas para obter o Certificado do Ensino Médio. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O estudante não é obrigado a levar o Cartão nos dias de prova, pois o acesso à sala de aula é liberado com a apresentação do documento de identificação com foto. No entanto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda aos participantes a sua utilização, já que nele estão as principais informações para realização do Enem. 

Enem 2015

O Enem será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, horário máximo para entrada de estudantes. Esta edição será a primeira em que as provas terão início às 13h30, cujo intervalo é voltado para procedimentos de segurança e orientações para o exame. Os participantes devem levar documento de identidade com foto, caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente), assim como poderão entrar com alimentos (chocolate, biscoitos, barras de cereais e frutas, por exemplo) e água mineral sem rótulo. 

No primeiro dia, as provas serão compostas por 90 questões objetivas sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O segundo contará com 90 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da Redação. A duração será de 4h30, no sábado, enquanto o domingo terá 5h30.

Os gabaritos serão publicados até 28 de outubro. O resultado é esperado para antes do Natal. Mais informações no site do Enem

Por Lorraine Vilela

 


Relacionados

Crise da Grécia no Vestibular e Enem
Entenda a crise econômica da Grécia, sua relação com a União Europeia e como o assunto pode cair no Enem e vestibular.
Atualidades
Enem 2015: Cartão de Confirmação estará disponível até o final desta semana
O Inep informou que o Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem estará disponível até o final desta semana, exclusivamente pela internet.
Notícias
Enem 2015: apenas 33,8 % acessaram o Cartão de Confirmação até hoje (5)
Apenas 33,8% dos participantes do Enem 2015 acessaram o Cartão de Confirmação até a manhã desta segunda-feira (5). Documento contém locais de prova.
Notícias
Enem 2015: inscrições para privados de liberdade começam hoje (1º)
Começam hoje (1º) as inscrições dos privados de liberdade para o Enem 2015. Prazo segue até 23 de outubro para os órgãos responsáveis.
Notícias
Falta um mês para o Enem 2015!
Daqui a exatamente um mês, em 24 de outubro, começa o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Confira dicas para se dar bem nas provas.
Blog do Vestibular
MEC anuncia medidas de segurança para as provas do Enem 2015
Em entrevista coletiva, o Ministério da Educação (MEC) anunciou quais serão as medidas adotadas para garantir a segurança do Enem 2015.
Notícias
Maratona Estácio Enem. Dia 17 de outubro no site Brasil Escola
No dia 17 de outubro, o Brasil Escola e a Estácio vão promover uma maratona com oito horas ao vivo para o Enem 2015.
Notícias
Professores abordam possíveis temas para Redação do Enem 2015
O Enem 2015 se aproxima e aumentam as apostas sobre os temas da Redação. Confira quais os possíveis assuntos trabalhados por professores e dicas.
Notícias