Enem 2015: chega ao fim o primeiro dia de provas

Foram eliminados 364 participantes por descumprimento das regras. Exame continua amanhã (25).
Em 24/10/2015 19h24 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 chegou ao fim. A abstenção foi 25,31%, dos 7,7 milhões de inscritos. Do total de estudantes, 364 foram eliminados neste sábado, 24 de outubro. 

Acompanhe em tempo real a correção comentada

Das eliminações, apenas um estudante foi eliminado por tirar foto da prova no local do exame. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, alguns participantes foram flagrados com pontos eletrônicos e foram levados para a sede da Polícia Federal para investigações. Além disto, 34 alunos foram desclassificados ao passarem pelo detector de metais. 

Atrasos

O Ministro ressaltou a importância de sair de casa com antecedência para não haver atrasos. Mercadante pontuou que cerca de 17 mil participantes deixaram para acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição pela primeira vez entre às 11h30 e 12h, enquanto outros 5 mil conferiram tais informações nos últimos 30 minutos antes do fechamento dos portões. 

Até o fim da aplicação do primeiro dia do Enem, mais de 800 mil participantes ainda não haviam acessado os locais de prova. No entanto, Mercadante ressaltou que cerca de 800 mil farão o exame para a certificação e podem participar apenas no segundo dia (25). 

Atendimentos

Segundo Mercadante, foram registradas cinco emergências de atendimento médico. Além disso, uma aplicadora do exame morreu após apresentar uma crise convulsiva. 

Quedas de energia

De acordo com o Ministro da Educação (MEC), algumas escolas tiveram quedas de energia durante o exame, mas não houve prejuízo aos estudantes, já que as provas foram aplicadas ainda durante o dia. Mercadante ressaltou que o exame não foi interrompido em nenhuma cidade por conta de chuvas ou inundações neste sábado (24), o que ele considera uma "vitória" devido as dimensões do país e os registros de alagamentos nos últimos dias. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas

Neste primeiro dia, os participantes responderam 45 questões de múltipla escolha correspondentes aos conteúdos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e outras 45 sobre Química, Física e Biologia, referentes à Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A duração total deste primeiro dia do Enem foi de 4h30. 

Sabatistas

Ao contrário da maioria dos participantes, os sabatistas de diversas regiões do país começaram às provas às 19h. Já para os estudantes desta modalidade e residentes nos estados de Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima o exame será aplicado às 19h do horário local. 

Segundo dia

Este domingo (25) contará com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, constituídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação; Matemática e suas Tecnologias, além da Redação. As áreas de conhecimento também são compostas de 45 questões de múltipla escolha de cada matéria. A duração total deste dia será de 5h30. 

Correção Comentada

A correção comentada do Brasil Escola em parceria com a Oficina do Estudante teve início às 18h30 deste sábado. As questões podem ser conferidas em tempo real no site e pelo twitter @brasilescola. O segundo dia de provas também contará com a correção, a qual estará disponível a partir das 19h30. 

Por Lorraine Vilela