Enem 2015: cresce número de participantes concluintes do ensino médio

Adesão ao SiSU e programas como ProUni e Fies estimulam a participação.
Em 11/06/2015 17h13 , atualizado em 11/06/2015 17h14 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 contará com maior participação de estudantes concluintes, ou seja, aqueles que estão no último ano. O crescimento foi de 1,1% em relação à edição de 2014, passando de 18,5% para 19,6%.

Confira o balanço do MEC

O possível motivo deste crescimento, o qual foi acompanhado também pelo aumento de inscritos que já concluiram o Ensino Médio, que cresceu de 58,6% para 59%, está no maior número de instituições públicas de Ensino Superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Como a nota do Enem é o critério único de seleção em diversar instituições, os estudantes buscam participar do Exame para o ingresso em graduações.

Um exemplo da relação entre o crescimento destes dois tipos de inscritos com o desejo de entrar no Ensino Superior pode ser visto na liderança do Nordeste no número de inscrições. A região é a que apresenta maior quantidade de instituições públicas que aderiram parcialmente ou de forma integral ao SiSU, enquanto outras universidade, inclusive particulares, utilizam a nota do Exame como bônus ou parte de seus processos seletivos.

Saiba como funciona o SiSU

O interesse pela participação em projetos que concedem bolsas e finaciamentos, como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também contribuem para o crescimento de inscritos que estão concluindo ou já concluiram o Ensino Médio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Leia mais: Ministro da Educação confirma segunda edição do Fies para 2015
Veja também: Inscrições do ProUni 2015/2 começam dia 16 de junho

No entanto, o percentual de inscritos que concluirão o Ensino Médio após 2015, os chamados "treineiros", apresentou uma queda, o que pode ter contribuído para a diminuição no número de inscrições do Enem. A expectativa do Ministério da Educação era de 9 milhões de participações confirmadas, quantidade que leva em consideração pagamentos efetuados e estudantes isentos, já que em 2014 8,7 milhões tiveram confirmação. Entretanto, o balanço de 2015 registrou 8,4 milhões.

Enem 2015

O Enem será realizado em 24 e 25 de outubro. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas começam às 13h30. O primeiro dia do Enem terá 4h30 de duração e será composto por 90 questões objetivas sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, as provas serão constituídas de 90 perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da Redação, em um total de com 5h30.

A previsão para a publicação dos gabaritos é de até três dias após a realização das provas. O resultado é esperado para antes do Natal.

Por Lorraine Vilela