Enem 2015: gabarito oficial está disponível para consulta

Não há período para recursos. Caderno de perguntas está previsto para sexta-feira (30).
Em 28/10/2015 11h18 , atualizado em 28/10/2015 11h48 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 foi divulgado nesta quarta-feira, 28 de outubro. As provas foram aplicadas no último fim de semana. As respostas disponibilizadas são apenas para fins pedagógicos, onde o estudante pode conferir o que assinalou, mas não dispõe de período para recursos. 

Confira o Gabarito Oficial do Enem

A divulgação dos cadernos de perguntas está prevista para a próxima sexta-feira, 30 de outubro. Já o resultado será publicado até a primeira semana de janeiro. A edição de 2014 teve suas notas liberadas em 13 de janeiro de 2015. 

Enem 2015

O Enem 2015 apresentou a menor abstenção desde a reformulação do exame, no ano de 2009, contado com 28,64%, quantidade que equivale a 2,4 milhões do total de inscritos. Aproximadamente 700 participantes foram eliminados por condutas que desrespeitaram o regulamento e pela presença de objetos proíbidos constatados pelos detectores de metais. Destes, três estudantes foram desclassificados por publicarem fotos das provas na internet. 

O Enem deste ano foi bastante focado em questões voltadas à Cidadania e Meio Ambiente. O primeiro dia contou com as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já o segundo foi composto por Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática. A redação aplicada no domingo teve como tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, assunto abordado pelo Brasil Escola no mês de julho, no Banco de Redações

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Novo Exame

Os 4.542 participantes das cidades de Rio do Sul e Taió, em Santa Catarina, participarão das provas em 1º e 2 de dezembro. O exame foi suspensos neste municípios devido aos riscos de inundações, por conta das fortes chuvas. 

Novas provas serão aplicadas, também, para mais de 600 estudantes da Escola em Regime de Convênio Nossa Senhora do Rosário, em Marituba/PA. Eles não finalizaram o segundo dia de exame por causa de uma queda de energia. Além disso, outros  alunos de Belo Horizonte também passam novamente pelo Enem, pois a seleção foi finalizada 30 minutos antes por erro da coordenadora. 

Uso da nota

O Enem é utilizado pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso em universidades e institutos federais de todo o país, substituindo o Vestibular. O exame também é requisito para participação no Programa Universidade Para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). 

Por Lorraine Vilela