Enem 2015: provas começam neste sábado (24)

Primeiro dia contará com questões de Ciências Humanas e Ciências da Natureza suas tecnologias.
Em 24/10/2015 00h05 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Começa neste sábado, 24 de outubro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. São esperados 7,7 milhões de participantes de todo o Brasil. As provas deste primeiro dia serão compostas pelas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

Saiba o que levar e não levar para o Enem 2015

Os participantes devem comparecer aos locais de realização do exame com documento de identificação original com foto, Cartão de Confirmação de Inscrição e caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente). O horário oficial de abertura e fechamento dos portões é o de Brasília, então os participantes devem ficar atentos às diferenças de horas em relação à capital do país para não se atrasarem. 

Leia também: O que comer antes e durante o Enem

Os portões serão abertos às 12h, horário de Brasília, enquanto o fechamento será às 13h. Não haverá entrada de participantes posteriormente, independente do motivo do atraso. As provas terão início 30 minutos depois, sendo que neste sábado a duração é de 4h30 e no domingo são 5h30. 

Participantes sabatistas deverão comparecer aos locais no mesmo horário dos demais estudantes. Eles serão acomodados em salas e só começarão as provas a partir das 19h. Nos estados do Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima o exame será aplicado às 19h do horário local, enquanto o restante segue o horário e Brasília.  

Provas

Ao receber a prova, o estudante deverá marcar a cor da prova (nos dois dias) e transcrever a frase de verificação que está impressa no caderno. É preciso conferir os dados pessoais contidos na capa e, caso haja algum erro, o participante precisa solicitar a presença do fiscal do exame para que as medidas sejam tomadas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O primeiro dia do exame será composto pelas provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Cada área contém 45 questões de múltipla escolha, sendo a primeira relacionada às disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, enquanto a segunda aborda os conteúdos de Química, Física e Biologia. 

Veja também: Professores abordam possíveis temas para a redação do Enem 2015

Amanhã serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, composta pelas disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação; Matemática e suas Tecnologias, além da Redação. A composição das áreas de conhecimento também é de 45 questões de múltipla escolha de cada matéria. 

Os estudantes poderão se ausentar definitivamente após duas horas do início do Enem, mas para levar o caderno de perguntas só será permitido ir embora faltando 30 minutos para o fim. Os participantes precisam lembrar que este tempo será contado a partir da aplicação do exame, pois esta é a primeira edição em que os alunos deverão aguardar 30 minutos em sala antes do começo dos testes. Os gabaritos são esperados para quarta-feira, 28 de outubro, enquanto o resultado ainda não tem data definida. 

A correção comentada do Brasil Escola começa às 18h deste sábado e pode ser acompanhada em tempo real no site ou no Twitter oficial @brasilescola. Já amanhã (25), o começo está previsto para 19h. 

Por Lorraine Vilela