Enem 2015: o que fazer na véspera do exame

Conferir o material necessário, ver as regras, alimentar e dormir bem, além de relaxar são opções.
Em 23/10/2015 15h09 , atualizado em 23/10/2015 15h36 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 começa amanhã, 24 de outubro, e na véspera das provas é comum que o estudante fique em dúvida sobre o que fazer enquanto a hora não chega. As atividades podem variar conforme o perfil do participante, mas alguns cuidados podem ser tomados por qualquer aluno. 

O que levar para a prova

É fundamental que o participante fique atento ao que pode ou não ser levado para o exame. Itens como documento de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente) são obrigatórios para a realização do Enem. É recomendável que o estudante não deixe para providenciar a caneta em cima da hora, pois o objeto pode apresentar falhas, o que é prejudicial durante a prova. Só serão corrigidos a redação e os cartões-respostas preenchidos em tinta preta. 

Saiba o que levar e o que não levar nos dias do Enem 2015

O Cartão de Confirmação de Inscrição é importante para que o estudante fique seguro em relação ao seu local de prova. As instituições que receberão o Enem estarão cheias nos dias de prova, o que dificulta a procura do andar e sala nas listas fixadas nas paredes. Por este motivo, a recomendação é que o participante leve o documento e, em caso de dúvida, peça ajuda aos servidores que estarão auxiliando com informações. 

Apesar de não ser recomendado, o celular pode ser levado nos dois dias de exame. Ao conferir seus dados pessoais na entrada da sala de aula com o fiscal, o participante deve informar que está com o aparelho para que receba a embalagem em que será guardado. A bateria deve ser retirada e guardada junto ao objeto, e o saco plástico deverá ser lacrado e preenchido com as informações do estudante, na frente dos servidores. Demais dispositivos eletrônicos passam pelo mesmo procedimento. 

Alimentos, água e demais bebidas não alcoólicas são itens permitidos e recomendados durante as provas. O estudante pode aproveitar esta sexta-feira para providenciar o que deseja levar. No caso dos líquidos, o armazenamento deve ser feito em garrafa transparente e sem rótulo.

Buscar o relaxamento

O estudante pode revisar os conteúdos ou treinar um pouco mais nesta sexta-feira, mas o estudo mais eficaz é aquele que foi feito ao longo do período de preparação. Muitos participantes focam tanto na parte de conteúdo da prova que acabam se esgotando na parte física e emocionalmente, o que leva o aluno a chegar já cansado e nervoso ao Enem. A afobação ou o desanimo em um exame tão extenso pode ser prejudicial ao desempenho. 

Veja também: estudantes contam as estratégias para o Enem e quais os seus objetivos

O participante pode aproveitar o período que antecede o exame para descansar, buscar métodos de relaxamentopraticar alguma atividade física que lhe dê prazer e faça com que a tensão acumulada possa ser dispersada, ouvir música e assistir filmes e séries. Caso a pessoa seja amante da natureza, uma boa opção é ir a um parque, levar o animal de estimação para passear etc.

Outro fator fundamental na véspera de exames extensos como o Enem é a qualidade do sono. Apesar de ser díficil para muitos conseguir dormir na noite que antecede a prova, descansar é preciso para evitar um esgotamento e cansaço excessivo no dia seguinte. Tentar adaptar o horário de ir para a cama e não deixar para deitar-se muito tarde são medidas que podem evitar que o participante acorde atrasado na manhã seguinte. 

Alimentação 

O cuidado com a alimentação deve ser reforçado já na véspera do Enem. Nutricionistas aconselham que o estudante coma de três em três horas, evite alimentos pesados, indigestos ou que causem gases. O desconforto causado pelas refeições inadequadas pode resultar em problemas gastrointestinais e, inclusive, dificultar o sono do participante, pois as pessoa não consegue relaxar. Mudar a rotina alimentar bruscamente é contraindicado, pois o organismo pode reagir à ingestão de produtos desconhecidos. 

Os mesmos cuidados valem para os dias de prova, momentos antes e durante o exame. O consumo de produtos à base de cafeína é uma boa opção para àqueles que já ingerem a substância diariamente, mas extremamente perigoso para quem não está acostumado, podendo o participante passar mal. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hidratação é fundamental, principalmente em estados onde as temperaturas estejam altas. O consumo de água e outros líquidos, de preferência naturais, é importante inclusive durante a prova. 

Conhecer o trajeto

Um método para evitar possíveis imprevistos e atrasos é conhecer o trajeto e o local de prova. Muitos estudantes reclamam da distância ou do difícil acesso às instituições para as quais foram direcionados. Já que a localidade do exame não pode ser alterada por escolha do estudante, a melhor saída é saber mais sobre a região onde o Enem será aplicado.

Os participantes que vão para o Enem de ônibus podem procurar quais as linhas que fazem o trajeto e qual o melhor caminho e que reduza a possibilidade de atrasos. Saber quais os horários das viagens é importante, pois nos fins de semana é comum que as empresas reduzam o número de veículos em alguns locais. No entanto, algumas cidades costumam disponibilizar mais opções nos dias de exame e alterar algumas rotas para melhor atender os participantes, já que a demanda cresce em direção às instituições de ensino. Muitas companhias de transporte coletivo possuem sites com todas as informações e até mesmo o controle em tempo real, assim como aplicativos. 

Ficar atento às condições do clima em sua cidade é importante para regiões onde as chuvas sejam frequentes nesta época do ano, ou cujas temperaturas tenham apresentado mudanças nos últimos dias. O Rio Grande do Sul tem sofrido com os alagamentos, o que ocasionou a mudança de muitos locais de prova. 

Ler as regras

Mesmo faltando um dia para o Enem, muitos estudantes ainda não conhecem todas as regras e nem a característica de composição das provas. O estudante pode acessar o regulamento no site e Edital do Inep. O descumprimento das normas resulta em desclassificação do participante. 

Apesar de ser reforçado ao longos dos meses que antecedem o exame, o descumprimento do horário ainda é algo que gera desclassificação em todas as edições. Os portões serão abertos às 12h, no horário de Brasília, e fechados pontualmente às 13h. Participantes que moram em estados com algumas horas a menos em relação ao horário oficial precisavam ficar atentos à esta diferença. Não haverá tolerância em caso de atraso, independente da justificativa. 

Outra questão que levanta dúvidas é o horário de saída. As provas contarão com 4h30 no sábado (24) e 5h30 no domingo (25). Os participantes poderão se ausentar definitivamente somente após duas horas do início do Enem, mas para levar o caderno de perguntas só será permitido ir embora faltando 30 minutos para o fim. Os estudantes precisam lembrar que este tempo será contado a partir da aplicação do exame, pois este é o primeiro ano em que os alunos deverão aguardar 30 minutos em sala antes do começo dos testes. 

Não será permitida nenhuma comunicação verbal ou gestual com outros participantes, assim como é proibido tirar fotos do exame. Na última edição, alguns estudantes foram desclassificados por postarem fotos dos cadernos de perguntas. O Inep monitora as redes sociais para evitar casos como os de 2014. O aluno deve assinalar a cor da prova e transcrever a frase de identificação. Na Redação, não é autorizada a identificação da pessoa que escreveu o texto, para manter a integridade da correção, assim como a presença de rasuras no Cartão de Respostas anulam a questão. 

Enem 2015

O Enem começa neste sábado (24). As provas deste primeiro dia serão compostas por questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já o domingo (25) contará com as áreas de Linguagens, Códigos e Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, além da Redação. 

O Brasil Escola oferece à você a Correção Comentada, cujo acesso é gratuito, e será a partir das 18h, no sábado, e das 19h de domingo. 

Por Lorraine Vilela