Enem 2019: último dia para apresentar recurso de isenção e justificativa de ausência

Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 2 de maio. Para os pedidos que não forem aceitos a taxa é R$ 85.
Em 26/04/2019 00h30 Por Giullya Franco

Crédito da Imagem: brasil escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os estudantes que tiveram seus pedidos de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 ou de justificativa de ausência no exame anterior negados pelo Inep têm até as 23h59 desta sexta-feira, 26 de abril, para apresentar recurso contra a decisão.

Apresentar recurso de isenção e justificativa do Enem

O candidato que deseja apresentar o recurso precisar estar com a documentação comprobatória para pedir a análise do Inep.

Veja a documentação para o recurso da isenção de taxa

Veja a documentação para o recurso da justificativa de ausência

Os resultados dos recursos serão divulgados no dia 2 de maio. Para os pedidos que não forem aceitos, os candidatos terão que realizar o pagamento da taxa, que é de R$ 85 neste ano.

Quem pode ter a isenção?

A isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 é um direito oferecido aos seguintes candidatos:

  • Estudantes do 3º ano do Ensino Médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • Candidato que cursou todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e possui renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, por pessoa;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que tenha Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos.

Veja os motivos aceitos para a justificativa de ausência no Enem

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Enem 2019

Este ano o Inep registrou um número menor de solicitações para obter a isenção da taxa de inscrição em relação ao Enem 2018. Para o Enem 2019 foram 3.687.527 pedidos de isenção. Já em 2018 o número de solicitações havia sido de 3.818.663.

As inscrições para o Enem 2019 serão realizadas entre os dias 6 e 17 de maio para aplicação das provas nos dias 3 e 10 de novembro.

Confira o passo a passo para fazer sua inscrição no Enem

Provas

O primeiro dia de provas do Enem será composto por 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma redação O segundo dia contará com 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. O resultado do Enem 2019 está previsto para janeiro de 2020.

Veja dicas de como estudar para o Enem 2019:

Para mais informações acesse a Página do Enem 2019 do Brasil Escola ou consulte o edital.