Espaço Urbano e Urbanização no Enem

A abordagem do processo de urbanização no Enem envolve tantos os aspectos socioespaciais desse fenômeno quanto sua espacialização no Brasil e no mundo.
Por Rodolfo F. Alves Pena

Espaço urbano da cidade de Tóquio, no Japão. O maior aglomerado urbano do planeta.
Espaço urbano da cidade de Tóquio, no Japão. O maior aglomerado urbano do planeta.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Olá, pessoal! Hoje vamos apresentar dicas e questões sobre espaço urbano e urbanização no Enem. 

O espaço urbano é a materialização do espaço geográfico, com atividades interligadas e geograficamente conjuntas que envolvem a construção e a transformação das cidades e suas áreas de influências. A dinâmica do espaço urbano não necessariamente se limita às cidades, mas é nelas que ele desenvolve-se de maneira mais complexa. 

Dados da ONU revelaram que a partir do ano de 2010, pela primeira vez, a maior parte da população mundial passou a viver em cidades. Esses dados demonstram o atual processo de sobreposição da cidade sobre o meio rural, haja vista que o campo é cada vez mais dependente e economicamente subordinado ao meio urbano. Assim, observa-se uma crescente e intensa migração campo-cidade (ou êxodo rural), algo comum no mundo subdesenvolvido.

Confira a questão a seguir sobre urbanização no Enem de 2013. Ela relaciona a urbanização a outros temas, como demografia e economia.

Questão 34 do caderno branco sobre urbanização na prova do Enem de 2013
Questão 34 do caderno branco sobre urbanização na prova do Enem de 2013

O texto apresentado pelo enunciado aborda a questão da urbanização na Ásia, África e América Latina. Essas regiões, juntas, recobrem quase que a totalidade dos países subdesenvolvidos, e apesar de haver muitas semelhanças ao longo desse processo, existem peculiaridades inerentes a cada contexto. Quando o enunciado da questão pede “a unidade desse fenômeno” nas regiões citadas, ele exige que o candidato saiba quais são os aspectos do processo de urbanização no mundo subdesenvolvido.

A urbanização nos países subdesenvolvidos e emergentes ocorreu: a) de forma tardia, em comparação aos países centrais, e acompanhando uma industrialização igualmente tardia; b) acelerada, com um intenso êxodo rural; e c) marcada pelo inchaço das cidades. Nessas localidades, então, formaram-se grandes aglomerações urbanas (São Paulo, Cidade do México, Joanesburgo etc.), causadas pela intensa migração (um fator demográfico) do meio rural para as cidades. Portanto, a alternativa correta é a letra C

O que se percebe é que, além de saber as características da urbanização e da formação e crescimento das cidades, o candidato deve conhecer a regionalização econômica mundial, relacionando-a com a construção do espaço geográfico. Assim, países de crescimento e industrialização tardios também apresentam um crescimento urbano igualmente tardio, acelerado e desordenado, com um elevado índice de problemas e contradições sociais. A formação das favelas é uma evidência desse processo. 

Como roteiro de estudos sobre o tema, o estudante deve começar, além de conhecer as premissas básicas do processo de urbanização e suas características no Brasil e também no mundo, pelos tipos de cidades, as cidades médias, as cidades globais, as metrópoles e megalópoles e a hierarquia urbana.

Algumas características ligadas a esse processo são de importante compreensão, como conurbação, metropolização, segregação urbana, além dos mais variados problemas sociais e ambientais, como a favelização, a macrocefalia, as inundações, a inversão térmica e as ilhas de calor.

E por hoje as dicas ficam por aqui! Todos esses links acima apresentam textos do Brasil Escola com informações que podem ser altamente relevantes para os seus estudos. Não deixe também de acompanhar a nossa seção de Geografia Urbana!

Bons estudos a todos e a até a próxima!

Assista às nossas videoaulas