Estudantes ficam sem dormir esperando inscrições para Sisutec

Vagas em cursos técnicos gratuitos são ocupadas por ordem de inscrição
Em 11/08/2014 10h13 , atualizado em 11/08/2014 10h15 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Milhares de estudantes ficaram acordados na madrugada desta segunda-feira, 11 de agosto, esperando a abertura das inscrições para as vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) 2014/2. Como as vagas são ocupadas por ordem de inscrição, dormir poderia significar perder a vaga.

O fato causou indignação nos estudantes, pois as inscrições foram abertas somente por volta das 9h. Durante a madrugada, o Brasil Escola recebeu vários comentários de pessoas reclamando do Ministério da Educação (MEC), que não informou um horário para a abertura das inscrições. O serviço de atendimento do MEC (0800 616161) informava que o site do Sisutec estava passando por uma manutenção e não tinha previsão para começar a receber as inscrições.

Veja alguns comentários:

“Realmente é uma falta de respeito, também fiquei tentando me inscrever a madrugada toda. Porém já era de se esperar.”

“Liguei no 0800 e me informaram que o site está em atualização ainda. Sem previsão para começar a funcionar.”

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

“Não adianta ligar no 0800 pois eles não tem essa informação, orientam a acompanhar no site somente.”

“Eu já não aguento mais esperar, passei a noite em claro e ainda vou trabalhar”.

As inscrições para as vagas remanescentes do Sisutec 2014/2 podem ser feitas até o dia 20 de agosto. Podem se inscrever todas as pessoas que concluíram o ensino médio, mesmo não tendo realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Depois de se candidatar, o participante terá dois dias para confirmar a matrícula na unidade de ensino onde pretende estudar. 

O Sisutec oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas e particulares e nos serviços nacionais de aprendizagem (Sistema S). Nessa edição foram oferecidas 289.341 vagas em 466 municípios das 27 unidades da federação. 

Por Adriano Lesme