Fies 2015/2 recebe inscrições entre 3 e 6 de agosto

Edital foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 27 de julho.
Em 27/07/2015 09h31 , atualizado em 27/07/2015 09h57 Por Wanja Borges

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 27 de julho, o cronograma e demais procedimentos da segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de 2015. Segundo o Edital, as inscrições poderão ser feitas entre os dias 3 e 6 de agosto, exclusivamente pela nova plataforma, o Sistema de Seleção do Fies (FiesSeleção).

Confira o Edital

Acesse o FAQ do Fies

Poderão se inscrever os estudantes que não concluíram curso superior; que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 com média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero; e renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos. 

Professores integrantes do quadro de pessoal permanente da rede pública de ensino que se inscreverem em cursos de licenciatura, Normal Superior ou Pedagogia serão dispensados de tais exigências. Estudantes que tenham concluído o ensino médio antes de 2010 também não precisam comprovar participação no Enem, contudo, eles concorrerão aos 10% de vagas selecionadas em cada curso, turno e local de oferta. 

Seleção

Os estudantes somente poderão se inscrever em um curso de turno de graduação. Eles serão classificados de acordo com a nota final do Enem. Já os candidatos que não participaram do Exame serão avaliados por um cálculo que considera critérios de renda, raça, profissão e rede de ensino na qual estudaram. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O resultado e a lista de espera serão divulgados no dia 10 de agosto. Os pré-selecionados na chamada única deverão acessar o Sisfies e concluir sua inscrição para contratação do financiamento entre os dias 13 e 22 seguintes. Já os classificados na Lista de Espera terão 10 dias corridos, a contar da divulgação de sua pré-seleção, para tal. Estão previstas 61,5 mil vagas neste semestre.

Mudanças

O Ministério da Educação (MEC) instituiu novas regras para esta edição do Fies. Cursos com conceito 5 serão priorizados, bem como os da área de licenciatura, pedagogia e normal superior, engenharias e da área de saúde, localizados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, excluído o Distrito Federal. 

A taxa de juros também subiu de 3,4% para 6,5% ao ano, conforme a resolução nº 4.432 de 23 de julho. Por outro lado, as instituições participantes vão oferecer um desconto de 5% sobre a mensalidade para os estudantes com contrato do Fies. Além disso, o teto da renda familiar foi modificado de até 20 salários mínimos para 2,5. Confira aqui as demais alterações.

Por Wanja Borges