Fisiologia Humana no Enem

Com essa dica você relembrará alguns pontos básicos sobre o corpo humano e compreenderá como é cobrado o tema fisiologia humana no Enem.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Conhecer o funcionamento do corpo humano pode ajudar na resolução de várias questões.
Conhecer o funcionamento do corpo humano pode ajudar na resolução de várias questões.
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A fisiologia humana é um dos temas que não podem faltar nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Sendo assim, é importante que o aluno seja capaz de compreender o funcionamento dos sistemas encontrados no nosso corpo e a importância de cada um para a nossa sobrevivência.

Entretanto, é fundamental lembrarmos que o Enem não costuma cobrar questões do tipo: “Marque a alternativa que indica o nome dos órgãos do sistema respiratório.” As provas do Exame costumam ir mais além, sempre relacionando o tema com o cotidiano e, principalmente, estimulando o aluno a pensar a respeito da matéria de uma maneira crítica. 

Apesar disso, lembre-se sempre de uma frase de Charles Darwin muito conhecida: Para ser um bom observador, é preciso ser um bom teórico. Dessa forma, mesmo que não seja cobrado o nome dos órgãos,  por exemplo, é fundamental que você os conheça. Além disso, é necessário conhecer a fundo os processos que ocorrem no interior do nosso corpo, para assim conseguir relacioná-los com os eventos que ocorrem no nosso dia a dia.

Confira a seguir alguns exemplos de questões sobre fisiologia humana que já caíram no Enem.

Questão de fisiologia humana no Enem de 2013

A imagem representa uma ilustração retirada do livro De Motu Cordis, de autoria do médico inglês Willian Harvey, que fez importantes contribuições para o entendimento do processo de circulação do sangue no corpo humano. No experimento ilustrado, Harvey, após aplicar um torniquete (A) no braço de um voluntário e esperar alguns vasos incharem, pressionava-os em um ponto (H). Mantendo o ponto pressionado, deslocava o conteúdo de sangue em direção ao cotovelo, percebendo que um trecho do vaso sanguíneo permanecia vazio após esse processo (H-O).

Observe a ilustração do experimento de Harvey
Observe a ilustração do experimento de Harvey.

A demonstração de Harvey permite estabelecer a relação entre circulação sanguínea e
a) pressão arterial.
b) válvulas venosas.
c) circulação linfática.
d) contração cardíaca.
e) transporte de gases.

Resolução: Observe que nessa questão é abordado o tema sistema cardiovascular. Para respondê-la, é importante conhecer as características básicas dos vasos sanguíneos. A respeito das veias e artérias, por exemplo, sabemos que elas apresentam três camadas de tecido, que são conhecidas como túnicas. Estas se apresentam mais espessas nas artérias, pois devem resistir a um fluxo rápido de sangue e a uma pressão sanguínea elevada. Já as veias apresentam suas paredes mais finas, e a pressão sanguínea nesses vasos é muito baixa. Por essa razão, as veias contam com mecanismos que impedem o refluxo sanguíneo: as valvas. 

Ao impedir o fluxo sanguíneo utilizando os dedos, Harvey pôde demonstrar o mecanismo das válvulas venosas e como elas atuam impedindo o refluxo de sangue. Sendo assim, podemos concluir que a resposta correta é a letra B.

Questão de fisiologia humana no Enem de 2011

Um paciente deu entrada em um pronto-socorro apresentando os seguintes sintomas: cansaço, dificuldade em respirar e sangramento nasal. O médico solicitou um hemograma ao paciente para definir um diagnóstico. Os resultados estão dispostos na tabela:

Dados do hemograma do paciente
Dados do hemograma do paciente

Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com os resultados de seu hemograma, constata-se que
a) o sangramento nasal é devido à baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.
b) o cansaço ocorreu em função da quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.
c) a dificuldade respiratória decorreu da baixa quantidade de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela defesa imunológica.
d) o sangramento nasal é decorrente da baixa quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pelo transporte de gases no sangue.
e) a dificuldade respiratória ocorreu pela quantidade de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.

Resolução: Para responder a essa questão, o candidato deve ficar atento às funções atribuídas às hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. As hemácias estão relacionadas com o transporte de oxigênio no sangue. Já os glóbulos brancos relacionam-se com a defesa do organismo contra substâncias e seres estranhos.

As plaquetas, por sua vez, são responsáveis pelo processo de cicatrização. Baseando-se nesses conhecimentos sobre o sangue, podemos concluir que a resposta correta é a letra a, uma vez que a relação entre sangramento e baixa coagulação está correta. 

Questão sobre fisiologia humana no Enem de 2010

Diversos comportamentos e funções fisiológicas do nosso corpo são periódicos, sendo assim, são classificados como ritmo biológico. Quando o ritmo biológico responde a um período aproximado de 24 horas, ele é denominado ritmo circadiano. Esse ritmo diário é mantido pelas pistas ambientais de claro-escuro e determina comportamentos como o ciclo do sono-vigília e o da alimentação. Uma pessoa, em condições normais, acorda às 8 h e vai dormir às 21 h, mantendo seu ciclo de sono dentro do ritmo dia e noite. Imagine que essa mesma pessoa tenha sido mantida numa sala totalmente escura por mais de quinze dias. Ao sair de lá, ela dormia às 18 h e acordava às 3 h da manhã. Além disso, dormia mais vezes durante o dia, por curtos períodos de tempo, e havia perdido a noção da contagem dos dias, pois, quando saiu, achou que havia passado muito mais tempo no escuro.
BRANDÃO, M. L. Psicofisiologia. São Paulo: Atheneu, 2000 (adaptado).

Em função das características observadas, conclui-se que a pessoa:

a) Apresentou aumento do seu período de sono contínuo e passou a dormir durante o dia, pois seu ritmo biológico foi alterado apenas no período noturno.
b) Apresentou pouca alteração do seu ritmo circadiano, sendo que sua noção de tempo foi alterada somente pela sua falta de atenção à passagem do tempo.
c) Estava com seu ritmo já alterado antes de entrar na sala, o que significa que apenas progrediu para um estado mais avançado de perda do ritmo biológico no escuro.
d) Teve seu ritmo biológico alterado devido à ausência de luz e de contato com o mundo externo, no qual a noção de tempo de um dia é modulada pela presença ou ausência do sol.
e) Deveria não ter apresentado nenhuma mudança do seu período de sono porque, na realidade, continua com o seu ritmo normal, independentemente do ambiente em que seja colocada.

Resolução: Essa questão trata de um tema bastante importante para nós, humanos, que é o ritmo biológico. Como dito no enunciado, várias de nossas funções, como o sono,  são influenciadas pelos dias e noites (claro-escuro). Ao manter uma pessoa em uma sala totalmente escura, o ritmo circadiano acaba sendo alterado, uma vez que não ocorre alternância entre o claro e o escuro. Sendo assim, podemos concluir que a resposta correta é a letra d.

Você deve ter percebido que a fisiologia é abordada das mais diversas maneiras. Conhecer como o corpo funciona é fundamental para garantir pontos em algumas questões de Biologia no Enem. Sendo assim, separamos duas seções de Biologia para que você possa aprofundar-se nesse assunto: Fisiologia e Anatomia Humana.

Bons estudos e boa prova!!!

Assista às nossas videoaulas