Funções Orgânicas no Enem

A identificação de funções orgânicas no Enem é cobrada praticamente todos os anos. Assim, é importante saber quais são os grupos funcionais que identificam cada função.
Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

dentificando uma das funções orgânicas presentes em um composto
dentificando uma das funções orgânicas presentes em um composto
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Olá, pessoal! Hoje vamos dar dicas relacionadas com um aspecto estudado dentro da Química Orgânica, que é a identificação de funções orgânicas. Praticamente todas as edições do Enem cobraram alguma questão sobre esse conteúdo. 

Dessa forma, prepare-se estudando com a ajuda da seção Funções Orgânicas. Lá você encontrará vários artigos que especificam as características e propriedades de cada um desses grupos, bem como suas regras de nomenclatura e quais são os principais compostos de cada função usados no cotidiano. 

Resumidamente, a Química Orgânica estuda os compostos do elemento carbono. Visto que esse elemento é tetravalente (realiza quatro ligações covalentes), ele pode ligar-se de várias formas com átomos de diferentes elementos químicos, o que resulta em uma infinidade de compostos orgânicos. A fim de organizar o estudo dessas substâncias, elas foram separadas em grupos, que são chamados de funções orgânicas.

Cada função orgânica é formada de compostos que possuem propriedades químicas semelhantes, o que significa que, diante de determinadas substâncias e/ou circunstâncias, eles  comportam-se de maneira muito parecida. Essas propriedades são iguais graças à presença de um grupo funcional, isto é, um agrupamento de átomos que aparece na estrutura da cadeia carbônica de todos os compostos pertencentes à mesma função. Por exemplo, todos os compostos pertencentes à função dos álcoois possuem o grupo OH ligado a um carbono saturado; por outro lado, todos os compostos da função dos éteres possuem um oxigênio entre carbonos. 

Geralmente, a identificação das funções orgânicas no Enem abrange principalmente os seguintes grupos: hidrocarbonetos, álcoois, cetonas, ésteres, amidas, ácidos carboxílicos, aminas, bem como funções menos conhecidas, como os compostos organoclorados, organometálicos, entre outros.

Veja agora exemplos de questões de funções orgânicas no Enem:

Exemplo 1: Enem 2013 – caderno azul:

Questão 68 do Enem 2013 sobre funções orgânicas
Questão 68 do Enem 2013 sobre funções orgânicas

Resolução:

O enunciado da questão disse que o glifosato possui a fórmula molecular C3H8NO5P e que, entre os grupos funcionais que existem em sua estrutura, estão o carboxilato, o amino e o fosfonato. Então, por eliminação, a única estrutura que possui essas características é a mostrada na alternativa b:

Identificação de funções orgânicas em questão do Enem 2013
Identificação de funções orgânicas em questão do Enem 2013

Exemplo 2: Enem 2011 – caderno azul:

Questão 72 do Enem 2011 sobre funções orgânicas
Questão 72 do Enem 2011 sobre funções orgânicas

Resolução:

O grupo amida pode ser obtido entre dois compostos, um do grupo dos ácidos carboxílicos e outro das aminas. Então, a reação ocorre entre o grupo amina da glicina ou taurina com o grupo carboxila do ácido cólico, como fala na alternativa “a”. Veja um exemplo genérico:

Resposta de questão do Enem sobre funções orgânicas
Resposta de questão do Enem sobre funções orgânicas

Assista às nossas videoaulas