Gêneros textuais no Enem

Os gêneros textuais no Enem são representados principalmente por poemas, anúncios publicitários, artigos de opinião, charges, reportagens e histórias em quadrinhos.
Por Luana Castro Alves Perez

Saber o que são os gêneros textuais e reconhecê-los nos textos apresentados são procedimentos fundamentais para alcançar um bom desempenho no Enem
Saber o que são os gêneros textuais e reconhecê-los nos textos apresentados são procedimentos fundamentais para alcançar um bom desempenho no Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Enem 2015 está se aproximando! Você que acompanha nossas dicas está em grande vantagem e certamente terá a grande oportunidade de esclarecer suas dúvidas. A dica de hoje é sobre gêneros textuais no Enem. Afinal, o que é importante saber para responder corretamente às questões sobre os diversos gêneros?

Pois bem, fique atento, pois esse é um tema recorrente em todas as provas. O Enem quer saber se você sabe o que são gêneros texuais e, principalmente, se você consegue reconhecê-los, assim como suas principais características e os efeitos que produzem sobre a linguagem. Esteja preparado para encontrar poemas, charges, histórias em quadrinhos, artigos de opinião, reportagem, entre outros. Para isso, é indispensável que você saiba que existe uma infinidade de gêneros e que eles não devem ser confundidos com os tipos de texto. Observe algumas questões sobre gêneros textuais no Enem e entenda como esse conteúdo pode cair no exame:

Questão 106 – Enem 2009


O gênero História em Quadrinhos é bastante utilizado nas provas do Enem.

Os quadrinhos exemplificam que as Histórias em Quadrinhos constituem um gênero textual:

a) em que a imagem pouco contribui para facilitar a interpretação da mensagem contida no texto, como pode ser constatado no primeiro quadrinho.
b) cuja linguagem se caracteriza por ser rápida e clara, que facilita a compreensão, como se percebe na fala do segundo quadrinho.
c) em que o uso de letras com espessuras diversas está ligado a sentimentos expressos pelos personagens, como pode ser percebido no último quadrinho.
d) que possui em seu texto escrito características próximas a uma conversação face a face, como pode ser percebido no segundo quadrinho.
e) em que a localização casual dos balões nos quadrinhos expressa com clareza a sucessão cronológica da história, como pode ser percebido no segundo quadrinho.

Comentário: No segundo quadrinho, o balão em que está escrito “Fala, Html! Como vão as coisas?” mostra uma das características do gênero história em quadrinhos, que é a representação escrita da linguagem falada, simulando a conversação face a face entre as personagens. Gênero em questão: História em Quadrinhos.

Resolução: Alternativa “d”. 

Questão 117 – Enem 2009

Canção do vento e da minha vida

O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
O vento varria as flores...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de folhas.
[...]
O vento varria os sonhos
E varria as amizades...
O vento varria as mulheres...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De afetos e de mulheres.
O vento varria os meses
E varria os teus sorrisos...
O vento varria tudo!
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De tudo.

BANDEIRA, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967.

Na estruturação do texto, destaca-se

a) a construção de oposições semânticas.
b) a apresentação de ideias de forma objetiva.
c) o emprego recorrente de figuras de linguagem, como o eufemismo.
d) a repetição de sons e de construções sintáticas semelhantes.
e) a inversão da ordem sintática das palavras.

Comentário: Destacam-se, no plano da sonoridade, a repetição de fonemas, e no plano sintático, a repetição de estruturas de frase que simbolizam a recorrência das mudanças na vida do eu-lírico. Gênero em questão: Poema.

Resolução: Alternativa “d”. 

Questão 113 – Enem 2010

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis.

Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui-se de

a) fatos ficcionais, relacionados a outros de caráter realista, relativos à vida de um renomado escritor.
b) representações generalizadas acerca da vida de membros da sociedade por seus trabalhos e vida cotidiana.
c) explicações da vida de um renomado escritor, com estrutura argumentativa, destacando como tema seus principais feitos.
d) questões controversas e fatos diversos da vida de personalidade histórica, ressaltando sua intimidade familiar em detrimento de seus feitos públicos.
e) apresentação da vida de uma personalidade, organizada sobretudo pela ordem tipológica da narração, com um estilo marcado por linguagem objetiva.

Comentário: A biografia de Machado de Assis é apresentada de maneira cronológica e está marcada pela objetividade, evidenciando assim que ali existem informações sobre a vida do escritor, não impressões pessoais do enunciador sobre elas. Gênero em questão: Biografia.

Resolução: Alternativa “e”.

Assista às nossas videoaulas