Greve impede aprovados no SiSU de fazer matrícula

Cerca de 30 mil candidatos podem estar impossibilitados de realizar o registro acadêmico.
Em 29/06/2012 18h05 , atualizado em 30/06/2012 08h00 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra) emitiu uma nota nesta sexta-feira, 29 de junho, dizendo que os aprovados na 1ª chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2012/2 não poderão fazer as matrículas, que começariam hoje.

A nota diz que depois de várias tentativas de negociação com o governo, sem sucesso, os técnico-administrativos das universidades públicas decidiram não efetuar a matrícula dos aprovados no sistema do Governo Federal. Os professores, técnico-administrativos e estudantes de várias universidades e institutos federais estão em greve desde maio.

De acordo com o Comando Nacional da Greve (CNG), as matriculas e as demais atividades ficarão paralisadas por tempo indeterminado, até o governo abrir uma mesa de negociação com a categoria. “Salientamos que a responsabilidade por qualquer prejuízo que a sociedade tenha é de inteira responsabilidade do Governo que demonstrou-se intransigente no processo de negociação”, afirmou o CNG.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

MEC

O Ministério da Educação (MEC) afirma que em 21 universidades federais as matrículas estão ocorrendo normalmente, graças ao esforço dos reitores. No entanto, o MEC admite que há paralisação nas matrículas das federais do Ceará (UFC), do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Piauí (UFPI) e em alguns campi da Universidade Federal de Tocantins (UFT) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Essa versão contraria a do CNG, que afirma haver paralisação em todas as instituições.

Por enquanto, o cronograma do SiSU 2012/2 está mantido. Os estudantes têm até 9 de julho para fazer a matrícula, e a segunda chamada segue programada para o dia 13 de julho. Os estudantes que enfrentarem dificuldades para realizar a matrícula podem entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800 616161.

Por Adriano Lesme